notícias colégio
Notícias
27 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com representantes da Receita Federal

Além da atuação e história tributária, a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física esteve no foco do debate

Em meio a uma série de atividades com foco na atuação do profissional contábil no período de regularização com a Receita Federal, os acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIFEBE tiveram a palestra Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Cidadania Fiscal. A atividade foi parte da Curricularização da Extensão do curso e reuniu o auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado-adjunto da Delegacia da Receita Federal, em Blumenau, Marcelo Stoiani Nercolini e o chefe da agência de Brusque da Receita Federal do Brasil, o Analista Tributário, Charliston Braz Araujo.

Durante a apresentação, ambos abordaram, desde o histórico, aspectos técnicos relacionados à Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a destinação do imposto destinado ao auxílio de entidades sociais municipais. Segundo Nercolini, com as atualizações e mudanças, o órgão federal tem mudado a sua forma de atuar com a população, demandando maior colaboração por parte de quem faz o processo.

“Não vamos mais ser aquela entidade punitiva, que vai procurar autuar as pessoas, estamos desenvolvendo outra cultura. Não só aqui, mas observando o que é feito no exterior, como a cooperação”, descreve.

Na abertura da programação, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destacou a importância da programação para a formação dos acadêmicos. Segundo ele, a profundidade das atividades propostas servem de preparação precisa para a atuação profissional dos acadêmicos.

“Vocês acabam se envolvendo com uma atividade específica e inerente ao ramo da Contabilidade. Para aqueles que ainda não atuam na área, já é uma oportunidade ímpar para adquirir competências e habilidades para utilizar futuramente; e, para aqueles que já estão, é uma oportunidade de autoavaliação”, indica. “As orientações prestadas por vocês são de vital importância e devem colaborar para que a região desenvolva essa cultura de educação financeira”.

 

 

Preparação profissional

A importância da preparação dos profissionais contábeis também é reforçada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein. Ele classifica o imposto de renda de pessoas físicas como um dos mais relevantes para o país, e indica ser fundamental uma boa preparação tanto nas regras tributárias quanto na cidadania fiscal. .

“O é objetivo de preparar os profissionais contábeis para elevar o debate além do simples cumprimento de leis tributárias e obrigações acessórias, buscando discutir e compreender, de maneira menos rasa, o papel dos tributos, o seu impacto no bem-estar coletivo da sociedade”, descreve.

Para a acadêmica da na 5.ª fase do curso, Vanessa Iunceck, a programação e o contato com os profissionais do órgão federal são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, assim como saber sobre as recorrentes atualizações do serviço prestado. “É um assunto tão pertinente e que engloba uma grande parte da população brasileira, que podemos auxiliar a comunidade e prestar serviços com retorno”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos da UNIFEBE participam de café com reitor

Alunos da UNIFEBE participam de café com reitor


21 de fevereiro de 2014
Instituição realiza Semana Nacional da Consciência Negra

Instituição realiza Semana Nacional da Consciência Negra


18 de novembro de 2011
Acadêmica de Pedagogia da UNIFEBE recebe o título de 3ª maior observadora do desafio Grande Biobusca do Hemisfério Sul: Vale do Itajaí
Sustentabilidade

Acadêmica de Pedagogia da UNIFEBE recebe o título de 3ª maior observadora do desafio Grande Biobusca do Hemisfério Sul: Vale do Itajaí


13 de dezembro de 2023
Skip to content