Com o intuito de ampliar a visibilidade do trabalho realizado pela AMA Brusque – Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região, o curso de Design Gráfico da UNIFEBE desenvolveu no primeiro semestre letivo de 2023, um projeto de comunicação para um cliente real.
A coordenadora da Curricularização da Extensão do curso, professora Denise Maria Sapelli, explica que com a conquista da sede própria, a ONG tem buscado fortalecer ainda mais suas atividades de acolhimento, orientação e de luta pelos direitos e políticas públicas relacionadas ao transtorno do espectro autista. Nesse sentido, os estudantes foram instigados a pensar em materiais e maneiras de comunicar o trabalho ofertado gratuitamente à população de Brusque e região.
Divididos em grupos, os acadêmicos receberam desafios específicos, com base nos componentes curriculares de suas fases. Antes de iniciar o processo criativo, os estudantes participaram de uma palestra introdutória sobre a ONG e aprenderam um pouco mais sobre o autismo. “O bate-papo foi muito enriquecedor, já que ele possibilitou que fizéssemos um briefing com o cliente, para entender suas reais necessidades e objetivos”, elucida a acadêmica da 5ª fase, Eliana Baron.
As ideias criativas
O foco das equipes da 1ª fase estava em esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre o autismo. Para isso, os alunos criaram postagem para o perfil da AMA no Instagram, que abordavam de forma informativa e acessível, questões como, o que é o autismo, por onde começar caso meu filho seja diagnosticado e quais terapias são eficazes no tratamento.
O desafio da 3ª fase foi o de trabalhar com animações de vídeos e fotografias dos membros da organização. O intuito dos grupos era unificar uma identidade visual dos materiais produzidos pela AMA, de forma atrativa e criativa.
Já os acadêmicos da 5ª fase foram instigados a desenvolver materiais personalizados para diversos públicos atendidos pela ONG. Pensando em comunicar com os pais, escolas, colégios, faculdades, influenciadores, apoiadores e meios de comunicação, as equipes criaram embalagens e materiais informativos específicos para cada público.
O grupo da acadêmica Eliana Baron elaborou um Mídia Kit, ou seja, um conjunto de materiais de divulgação sobre a ONG. “Foi uma oportunidade incrível, pois conseguimos aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo do semestre na produção do Mídia Kit, da embalagem personalizada e no vídeo de apresentação. Tudo isso foi realizado com um propósito, para um cliente real e extremamente importante, o que com certeza deixou o trabalho muito mais especial e interessante”, enaltece a acadêmica.
Extensão e a integração com a comunidade
O envolvimento com a causa social da instituição foi um dos pontos destacados pela professora coordenadora dos projetos. “A parceria entre o Curso de Design Gráfico da UNIFEBE e a AMA Brusque é uma oportunidade valiosa para nossos estudantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em benefício de uma causa tão nobre. Estamos entusiasmados em contribuir com a AMA Brusque e auxiliar na conscientização sobre o autismo, além de fortalecer o trabalho da associação”, avalia a docente.
Para a secretária executiva da ONG, Carolina Rocha, o maior benefício do projeto foi a troca de informações sobre o TEA. “O resultado final superou as nossas expectativas. Os trabalhos ficaram simplesmente incríveis. Percebemos que todos se dedicaram muito e isso foi o mais valioso. Saber que cada acadêmico e até professores envolvidos veem o autismo agora de uma perspectiva próxima, não tem preço. Somos gratos aos acadêmicos e aos professores que optaram por nos escolher para esse projeto”, reconhece.
Os materiais produzidos foram entregues à AMA, que já está incorporando ao calendário de postagens nas redes sociais.
Curricularização da Extensão
Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.
“A colaboração entre a UNIFEBE e a AMA Brusque por meio do Projeto de Curricularização da Extensão ressalta o compromisso da universidade em formar profissionais engajados socialmente, capazes de utilizar suas habilidades para causas relevantes. A parceria reforça o papel do design gráfico na promoção da conscientização e inclusão”, avalia o coordenador do curso, professor Thiago dos Santos.
Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.
“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Confira as fotos dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da UNIFEBE para a AMA Brusque: