11 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Curso de Design Gráfico da UNIFEBE desenvolve projeto em parceria com a AMA Brusque

Estudantes desenvolveram materiais de comunicação para divulgar a ONG

Com o intuito de ampliar a visibilidade do trabalho realizado pela AMA Brusque – Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região, o curso de Design Gráfico da UNIFEBE desenvolveu no primeiro semestre letivo de 2023, um projeto de comunicação para um cliente real.

A coordenadora da Curricularização da Extensão do curso, professora Denise Maria Sapelli, explica que com a conquista da sede própria, a ONG tem buscado fortalecer ainda mais suas atividades de acolhimento, orientação e de luta pelos direitos e políticas públicas relacionadas ao transtorno do espectro autista.  Nesse sentido, os estudantes foram instigados a pensar em materiais e maneiras de comunicar o trabalho ofertado gratuitamente à população de Brusque e região.

Divididos em grupos, os acadêmicos receberam desafios específicos, com base nos componentes curriculares de suas fases. Antes de iniciar o processo criativo, os estudantes participaram de uma palestra introdutória sobre a ONG e aprenderam um pouco mais sobre o autismo. “O bate-papo foi muito enriquecedor, já que ele possibilitou que fizéssemos um briefing com o cliente, para entender suas reais necessidades e objetivos”, elucida a acadêmica da 5ª fase, Eliana Baron.

As ideias criativas

O foco das equipes da 1ª fase estava em esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre o autismo. Para isso, os alunos criaram postagem para o perfil da AMA no Instagram, que abordavam de forma informativa e acessível, questões como, o que é o autismo, por onde começar caso meu filho seja diagnosticado e quais terapias são eficazes no tratamento.

O desafio da 3ª fase foi o de trabalhar com animações de vídeos e fotografias dos membros da organização. O intuito dos grupos era unificar uma identidade visual dos materiais produzidos pela AMA, de forma atrativa e criativa.

Já os acadêmicos da 5ª fase foram instigados a desenvolver materiais personalizados para diversos públicos atendidos pela ONG. Pensando em comunicar com os pais, escolas, colégios, faculdades, influenciadores, apoiadores e meios de comunicação, as equipes criaram embalagens e materiais informativos específicos para cada público.

O grupo da acadêmica Eliana Baron elaborou um Mídia Kit, ou seja, um conjunto de materiais de divulgação sobre a ONG. “Foi uma oportunidade incrível, pois conseguimos aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo do semestre na produção do Mídia Kit, da embalagem personalizada e no vídeo de apresentação. Tudo isso foi realizado com um propósito, para um cliente real e extremamente importante, o que com certeza deixou o trabalho muito mais especial e interessante”, enaltece a acadêmica.

Extensão e a integração com a comunidade

O envolvimento com a causa social da instituição foi um dos pontos destacados pela professora coordenadora dos projetos. “A parceria entre o Curso de Design Gráfico da UNIFEBE e a AMA Brusque é uma oportunidade valiosa para nossos estudantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em benefício de uma causa tão nobre. Estamos entusiasmados em contribuir com a AMA Brusque e auxiliar na conscientização sobre o autismo, além de fortalecer o trabalho da associação”, avalia a docente.

Para a secretária executiva da ONG, Carolina Rocha, o maior benefício do projeto foi a troca de informações sobre o TEA. “O resultado final superou as nossas expectativas. Os trabalhos ficaram simplesmente incríveis. Percebemos que todos se dedicaram muito e isso foi o mais valioso. Saber que cada acadêmico e até professores envolvidos veem o autismo agora de uma perspectiva próxima, não tem preço. Somos gratos aos acadêmicos e aos professores que optaram por nos escolher para esse projeto”, reconhece.

Os materiais produzidos foram entregues à AMA, que já está incorporando ao calendário de postagens nas redes sociais.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“A colaboração entre a UNIFEBE e a AMA Brusque por meio do Projeto de Curricularização da Extensão ressalta o compromisso da universidade em formar profissionais engajados socialmente, capazes de utilizar suas habilidades para causas relevantes. A parceria reforça o papel do design gráfico na promoção da conscientização e inclusão”, avalia o coordenador do curso, professor Thiago dos Santos.

Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da UNIFEBE para a AMA Brusque:

Gincana UNIFEBE 40 anos movimenta Brusque no final de semana

22 de abril de 2013
Multa Solidária da UNIFEBE beneficia projeto social Quero Impacto

Multa Solidária da UNIFEBE beneficia projeto social Quero Impacto

27 de julho de 2023
Grupo chega a Paris, visita torre e amanhã tem aula de tendência na ESMOD

23 de outubro de 2014