notícias colégio
Notícias
08 de novembro de 2011

Curso de Direito Público reúne acadêmicos e comunidade

O curso de extensão "Perspectivas Gerais de Direito Público Municipal Aplicado", realizado no último sábado, 5 de novembro, no Centro Universitário de Brusque – Unifebe, reuniu o prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, vereador Valmir Coelho Ludvig, coordenadora do curso de Direito, Thaís Vandresen, acadêmicos e professores da instituição, além de integrantes da comunidade. A atividade foi uma iniciativa do professor do curso de Direito e Procurador do Município, Elton Rodrigo Riffel.

Três assuntos ganharam destaque no curso: "A Procuradoria Geral do Município de Brusque, sob a perspectiva dos princípios constitucionais", "Uma visão geral sobre as modalidades licitatórias à luz da prática da prefeitura de Brusque" e os "Desafios das Fundações Municipais do Meio Ambiente".

Riffel abriu os trabalhos com a exposição das competências da Procuradoria e destacou os princípios constitucionais que norteiam a atuação da gestão municipal. O diretor de Licitações da prefeitura de Brusque, Rafael Luiz Pinto, tratou do processo administrativo relativo às licitações e expôs de forma detalhada, o acompanhamento e a gestão do respectivo procedimento. Já o coordenador da procuradoria geral do município, Joel Eyroff, trouxe importantes considerações para o debate ao explanar os desafios encarados pela gestão pública no que concerne às fundações municipais do meio ambiente, bem como ao apresentar a legislação pertinente aos controles públicos de preservação e proteção ambiental.

Aperfeiçoamento na área
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, o objetivo da atividade foi capacitar e atualizar acadêmicos e profissionais da área sobre o Direito Público Municipal. "O enfoque do curso no sistema jurídico, que orienta as políticas públicas, trouxe informações úteis e necessárias aos acadêmicos e profissionais no que concerne à competente gestão da coisa pública, imprescindíveis ao fortalecimento do municipalismo", disse Thaís, acrescentando que o curso de Direito da Unifebe fortalece a parceria com a administração municipal ao promover debates deste tipo.

Riffel também enalteceu a iniciativa da Unifebe, que casa o conhecimento teórico com o conhecimento prático. "Iniciativas como esta proporcionam reflexão e capacitação acadêmica, além de consagrar o papel da universidade de produzir o conhecimento científico para a transformação da realidade", frisou.

Texto: Thaís Vandresen/Curso de Direito
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Na luta pela entrância especial

Na luta pela entrância especial


30 de novembro de 2011
Professor da Unifebe lança livro e publica dois artigos acadêmicos

Professor da Unifebe lança livro e publica dois artigos acadêmicos


19 de abril de 2011
Hospital Albert Einstein promove Lean Six Sigma Day na UNIFEBE
Pesquisa

Hospital Albert Einstein promove Lean Six Sigma Day na UNIFEBE


28 de setembro de 2017
Skip to content