12 de novembro de 2013

Curso de Direito realiza viagem técnica para Brasília

Os acadêmicos do Curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram de viagem técnica para Brasília entre os dias 4 e 9 de novembro. O projeto intitulado Brasília Jurídico foi coordenado pelas professoras Anna Lúcia Mattoso, Raquel Schöning Dada e Gislaine Carpena.

Durante a estadia na capital federal os alunos assistiram a duas sessões no Supremo Tribunal Federal, sendo uma no anexo 1 com presidência do Ministro Luiz Fux e a outra uma sessão no Plenário do Supremo com a presidência do Ministro Joaquim Barbosa. Depois o grupo recebeu do cerimonial do STF, certificado personalizado da visita e da presença na sessão do Plenário.

O cerimonial do Supremo Tribunal Federal presenteou os alunos e professoras da UNIFEBE com livro do STF autografado e com um livro doado pela Procuradoria Geral da República. Ambos serão doados para a biblioteca da instituição.

No Superior Tribunal de Justiça, os alunos assistiram à sessão na 4ª Turma, que decide sobre matérias de Direito Privado, examinando questões de Direito Civil e Comercial, e também receberam certificado personalizado. O Ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, catarinense de Timbó, participou da sessão e recebeu os acadêmicos.

O grupo igualmente foi recepcionado pela Ministra Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, que fez questão de falar com os alunos da UNIFEBE, pois o avô dela é natural de Tijucas. Em visita à Procuradoria Geral da República – PGR, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Ministro do Trabalho Manoel Dias, que também é natural de Santa Catarina e se mostrou bem receptivo ao grupo da UNIFEBE.

Os acadêmicos ainda visitaram o Tribunal de Contas da União (TCU) e foram recepcionados pelo auditor federal de controle externo, Carlos Wellington Leite de Almeida, onde conheceram o funcionamento do tribunal, e também receberam informações sobre o ingresso na carreira por meio de concurso público.

A visita técnica ainda contemplou o Congresso Nacional. O grupo foi recebido pelo Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça. Os acadêmicos conheceram o Plenário de votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. No Senado, os alunos da UNIFEBE foram recebidos pelo Senador Paulo Bauer em seu gabinete e ganharam exemplares da Constituição Federal e do Código Civil.

“A proposta da viagem é transformar essa experiência do Brasília-Jurídico em trabalho de extensão para compartilhar os conhecimentos com os demais alunos e a comunidade”, salientou Anna Lúcia Mattoso.

Texto: Elizandra Damasceno

Big Ben Idiomas está com matrículas abertas