A quinta edição da Corra por Elas contou com contribuições já tradicionais da UNIFEBE: acadêmicos da quarta fase do Curso de Fisioterapia atenderam os participantes da corrida com massoterapia desportiva. A atividade de curricularização da extensão foi ministrada pelo professor Matheulli Andrade em 5 de outubro.
Ao terminarem o trajeto, dezenas de corredores tinham à disposição a aplicação da técnica pelos estudantes. O professor destaca a importância dos momentos em que as turmas saem da sala de aula para vivenciar a prática durante a formação, em contexto real do ofício do fisioterapeuta.
“Foi uma experiência muito positiva acompanhar e supervisionar os alunos durante a corrida. Esse tipo de atividade é extremamente enriquecedor. Nessas situações, o aprendizado vai muito além da técnica: os alunos têm contato com outras pessoas, aprendem a gerir o tempo, a adaptar a técnica de acordo com cada situação e desenvolvem uma visão mais ampla da atuação profissional.”
Foi a atividade de curricularização da extensão que mais marcou a acadêmica Mariah Stefany Rumpf. “O objetivo da corrida é incrível”, afirma. O evento visou arrecadar fundos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque e região. Todo o lucro líquido da prova é destinado à entidade. A corrida beneficente é realizada pela AMPE Brusque, pelo Jornal O Município e pelos Calçados Gevaerd, com colaboração da UNIFEBE.
“Foi muito importante, pois adquirimos ainda mais conhecimento nessa prática. Tivemos vários pacientes e cada um com sua característica, o que ajudou ainda mais a entender como cada indivíduo funciona”, relata a acadêmica.
“A massoterapia desportiva é um dos recursos manuais mais imediatos e visíveis na fisioterapia. Participar de uma corrida permite aplicar as manobras aprendidas no componente curricular de Recursos Terapêuticos Manuais diretamente nos músculos mais exigidos, como panturrilhas, isquiotibiais e quadríceps”, relata a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos.
