22 de outubro de 2012

Curso de italiano para formação de professores acontece na UNIFEBE

Iniciou nesta sexta-feira, 19, no Centro Universitário de Brusque, o Curso LALITA que tem como foco a formação de professores e voluntários que ensinam italiano, bem como os demais interessados que tenham o domínio do idioma. O curso é gratuito e é uma iniciativa da parceria entre o Comitato Degli Italiano All´Estero – Circoscrizione Paraná/ Santa Catarina, Circolo Italiano di Brusque, UNIFEBE e a Cooperativa Insegnanti di Iniziativa Democratica – CIID, com sede em Roma, e patrocinado pela Região da Emília Romagna/Itália.

O curso tem a carga horária de 40 horas e é realizado no laboratório de informática da UNIFEBE, campus Santa Terezinha. O professor responsável pelas aulas é Vincenzo Palmisciano que veio de Roma exclusivamente para ministrar o curso no município.

Segundo o professor italiano, o Instituto LALITA em Roma elabora um programa focado nas potencialidades e dificuldades de cada aluno e assim traçar o plano metodológico individual independente da heterogeneidade da sala. “Esse sistema permite que o professor, que está aqui em condição de aluno, escreva, leia e escute sua própria voz e assim corrigindo os erros e futuramente aplicando esse mesmo conceito para seus alunos”, afirmou.

O acesso ao programa é feito através de código e senha liberados pelo instituto. Não existem módulos, o curso não é pré-formatado ele é dividido em exercícios laboratoriais que avaliam em que nível o aprendiz está.

O presidente do Comitato Comitato Degli Italiano All´Estero , Gianluca Cantoni, que representa a comunidade italiana nos estados do Paraná e Santa Catarina, afirmou que num primeiro momento o objetivo do curso é capacitar os professores que ministrarão o idioma nas escolas estaduais. “Antes não tínhamos nenhum curso que viesse da Itália para o Brasil. Esse programa, que é acessado através da internet, permite que os professores aprimorem o conhecimento e que continuem a pesquisa e o aprendizado e, assim, transmitam para os próprios alunos”, afirmou.
Essa iniciativa também permite que novos cursos sejam disponibilizados para os professores do idioma italiano que não precisam se deslocar até a Itália para aprimorar a formação. A parceria também abre portas para que a UNIFEBE amplie seu programa de internacionalização através de intercâmbios e cursos de extensão.

Cantoni ainda afirmou que o Estado de Santa Catarina foi escolhido para o curso por ser o estado mais italiano do sul do Brasil. Segundo ele, a comunidade catarinense tem ligações muito fortes com a colônia italiana e tem demonstrado isso ao longo desses oito anos que ele preside o Comitato. “O curso é uma maneira de estreitarmos e fortalecermos essa ligação, além de disseminarmos a cultura italiana”.

A professora de italiano, Neide Maria de Marchi Cardeal afirmou que veio fazer o aprimoramento a convite de Márcio Fumagalli, do Circolo Italiano di Brusque. “É uma oportunidade única, pois poderemos ter aula com um professor que veio especialmente da Itália para ministrar o curso”.

Também esteve presente na primeira aula o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio. Ele salientou que o curso é muito importante visto que a partir do próximo ano será implementado o projeto piloto do ensino de italiano em uma das escolas estaduais do município.

O reitor da instituição, professor Günther Lother Pertschy, disse que é um enorme prazer receber esse curso na instituição, pois ele vem de encontro ao processo de internacionalização que a UNIFEBE conduz para proporcionar aos acadêmicos e à comunidade oportunidades que enriquecem o conhecimento em nível global.

A metodologia do curso usa o próprio ensino no Laboratório de Linguagem Eletrônica (LLT) na Internet “Lalita” e foi projetado não para substituir o professor, mas para enriquecer o programa de ensino. As pessoas treinadas no uso do método são colocadas em um registro que permite que elas e a instituição possam receber a escola livre por três anos com suporte de assistência educacional.

Texto: Elizandra Damasceno

Reitor visita empresa de calçados em São João Batista