02 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Workshop do curso de Letras-Inglês UNIFEBE promove integração entre universidades

Estudantes da UNIFEBE interagiram com alunos da FURB

Acadêmicos dos cursos de Letras-Inglês da UNIFEBE promoveram um workshop a estudantes do curso de Letras e do programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A iniciativa teve como objetivo principal a socialização de práticas desenvolvidas pelos acadêmicos da UNIFEBE nas aulas de Literatura, conduzidas pela professora Mariana Vicentini, em parceria com demais professores do curso, como a professora Suy Mey Schumacher Moresco e o professor Fernando Luiz Merízio. O Workshop intitulado“ Sobre o que é esse livro? Podcasts na divulgação científica literária” contou, ainda, com a participação das acadêmicas da oitava fase do curso de Letras-Inglês, Samanta Desplanches, Glória Alice Whanka e Helena Kohler.

A oficina integrou atividade componente de projetos, dos quais fazem parte a Professora Dra. Adriana Fischer, professora do curso de Letras da FURB e do PPGE e a professora Mariana: “Letramentos literários: ressignificações em práticas educativas”, financiado pela Fundação Fritz Müller, “Letramentos acadêmico-científicos para a formação de professores e pesquisadores globalizados em educação científica: podcasts, ted talks e o enfrentamento da desinformação, financiado pela Fapesp”, e “Observatório de internacionalização da educação básica: políticas públicas de ensino bilíngue e tecnologias digitais”, financiado pela Fapesc.

O workshop proporcionou um espaço de troca de conhecimentos entre os estudantes das duas instituições. Durante o evento, foram apresentadas práticas inovadoras implementadas no componente curricular de Literatura, que resultaram no podcast “Prisma Literário”, desenvolvido pelos acadêmicos da oitava fase do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE e que caminha para sua terceira temporada.

“A integração de recursos tecnológicos, como os podcasts, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e acessível. Além disso, a Literatura, ao ser explorada com o apoio de tecnologias digitais, amplia sua relevância como fonte de registro histórico e social. O podcast é transmitido na Rádio Uni, o que permite que demais membros da comunidade tenham acesso a conhecimentos literários legitimados e com linguagem acessível”, afirma a professora Mariana.

A acadêmica Samanta considera que o encontro proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora possibilitando a discussão sobre a ideia dos podcasts como ferramenta educacional e, principalmente, uma ferramenta de letramento. “Acredito que os podcasts são uma excelente forma de aproximar os alunos, não só da leitura, mas de variados assuntos especialmente em um mundo cada vez mais digital. Com essa ferramenta, é possível despertar o interesse de forma dinâmica, cativante e acessível a todos. Além disso, é importante evidenciar a importância do intercâmbio entre universidades como uma forma de compartilhar conhecimentos e promover a evolução da educação”, opina.

A professora Rosana Paza, coordenadora do curso, defende que a troca de experiência de práticas inovadoras para a educação literária vai ao encontro das políticas para o ensino de graduação da UNIFEBE, objetivando uma formação humanista, científico-tecnológica e profissionalizante. “Buscamos fomentar o intercâmbio com instituições de outras regiões e proporcionar aos acadêmicos uma formação enriquecida com experiências, como foi essa integração entre universidades”, finaliza.

2º resultado do Processo Seletivo Especial para ingresso em 2009/2

15 de julho de 2009