No componente curricular Ciências: Saberes e Práticas, do curso de Pedagogia Anos Iniciais da UNIFEBE, uma série de atividades possibilitou a aplicação de metodologias ativas. As turmas elaboraram sabão ecológico, papel reciclado e a programação especial do Science Day da Pedagogia.
O sabão ecológico é indicado como uma alternativa com menor impacto ambiental, se comparado aos produtos convencionais, além de reaproveitar resíduos como o óleo de cozinha. Também projetado para a reutilização, o papel reciclado é reaproveitado de fibras de papel. Durante o Science Day, os acadêmicos foram estimulados a realizar experimentos com itens do cotidiano e buscar estratégias para aplicação sem a necessidade de um laboratório.
Segundo a professora Tamily Roedel, as atividades tiveram como foco a experimentação, a alfabetização científica e a educação para a sustentabilidade. De acordo com ela, a aplicação de práticas sustentáveis segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
“A prática experimental desenvolve habilidades como observação, medição e manipulação de materiais, tornando conceitos científicos mais fáceis de serem compreendidos, além de deixar o aprendizado mais dinâmico, despertando a curiosidade dos acadêmicos”, indica.
Metodologia e experiência
Conforme a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, as atividades práticas, como o Science Day, são essenciais na formação dos futuros professores. De acordo com ela, esta perspectiva metodológica possibilita compreender melhor os conceitos científicos pela experiência.
“Estas propostas metodológicas instrumentalizam o futuro professor para a prática docente, promovendo uma aprendizagem significativa aos estudantes dos anos iniciais, tornando o ensino mais instigante e envolvente”, indica a professora. “Essa metodologia nas aulas de Ciências da Natureza pode ser adaptada a diferentes áreas do conhecimento, incentivando uma aprendizagem dinâmica e interdisciplinar, fundamentada na investigação e no pensamento científico, elementos essenciais para a Pedagogia contemporânea”, ressalta.
Na 6.ª fase de Pedagogia Anos Iniciais, Thais Cristina Dada afirma que a programação foi uma oportunidade de ampliar o seu repertório de atividades relacionadas às ciências. “A professora Tamily trouxe várias experiências para contato diretamente com ciências, de forma prática”, descreve.
Segundo ela, as experiências proporcionadas pelo Science Day agradaram por serem momentos de aprendizado e diversão. “Algo tão simples, de fazer experiências, porém algo que nós, acadêmicos, não esquecemos, e que foi uma noite de muito aprendizado.