24 de junho de 2016

Curso de Pedagogia lança viagem de estudos internacional para Itália

Para conhecer o cotidiano de escolas de Educação Infantil internacionais que apresentam práticas pedagógicas alternativas, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou sua segunda viagem internacional, desta vez com destino à Itália.

De 4 a 15 de novembro, os participantes da viagem passarão por San Miniato, Reggio Emília, Bolonha, Florença, Perugia e Veneza. Segundo a professora coordenadora da atividade, Marcilene Pöpper Gomes, a viagem de estudos tem por objetivo conhecer os tempos e espaços de aprendizagem em diferentes contextos e realidades de escolas de Educação Infantil.

— Buscamos identificar e analisar a função do professor em escolas alternativas e fazer relação entre o modelo de escola tradicional e as propostas inovadoras das escolas italianas, além de visitar  universidades italianas — explica.

A coordenadora de Pedagogia Márcia Maria Junkes ressalta a importância de uma experiência internacional no currículo.

— Essa viagem representa uma experiência muito interessante de prática. No conteúdo curricular, nós estudamos as teorias em sala de aula. No entanto, vivenciar observando in loco a experiência que nós aprendemos nos livros dá uma visão muito mais ampla — diz Márcia.

Viagem de estudos

A viagem é direcionada aos acadêmicos e egressos de Pedagogia, docentes e profissionais da área da educação e demais interessados em expandir seus conhecimentos em relação à cultura escolar. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de julho, encaminhando nome completo, telefone de contato e e-mail para o internacional@unifebe.edu.br. O investimento da viagem pode ser parcelado em até 6x sem juros. Mais informações no (47) 3211-7227.

Curso de extensão:

23/07 – Experiência de San Miniato – Contextualização

27/08 – Experiência de Reggio Emília: As cem linguagens da criança

08/10 – Formação de professores para atuarem na educação infantil: experiências da Itália

22/10 – Conhecendo melhor a Itália: aspectos políticos, econômicos e sociais e orientações básicas para a viagem

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br