notícias colégio
Notícias
15 de abril de 2026
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Pedagogia recebe educadora e gestora para interação com acadêmicos

A ação foi desenvolvida com a 1.ª fase do curso

Os acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE puderam conhecer melhor a área e esclarecer dúvidas sobre sua atuação em diferentes atividades nas escolas brusquenses. Em um momento de troca de experiências, as turmas da 1.ª fase do curso puderam interagir com profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Círculo Bom Samaritano Norma Boggio, sediado no Centro de Brusque.
Para a roda de conversa Docência em Foco: Caminhos, Desafios e Possibilidades, foram convidadas a diretora do educandário e egressa da UNIFEBE, Viviane da Silva Sartori, e a professora da educação infantil, Lucineia Scalvin. Conforme a professora Fabiana Boos Vásquez, a atividade conseguiu unir teoria e prática, além de possibilitar que os acadêmicos refletissem sobre sua futura atuação profissional, graças aos relatos das profissionais participantes. Ela e a professora Ivanete Lago Groh acompanharam os acadêmicos durante a interação.
“A roda de conversa foi um momento muito enriquecedor para os estudantes, com trocas importantes de experiências. A gestora e a professora do Centro Integrado de Educação Infantil compartilharam vivências reais do cotidiano escolar, trazendo exemplos concretos sobre desafios, práticas pedagógicas e o cuidado com as crianças”, indica Fabiana.

A articulação entre o conhecimento acadêmico e a realidade das dinâmicas do ambiente escolar, promovida pela atividade, é destacada pela coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, que considera essas características essenciais para a formação docente.
“A docência não se limita à teoria; ela se constitui nas relações, nos desafios cotidianos e na capacidade contínua de reflexão sobre a prática. Nesse contexto, momentos de diálogo com profissionais da Educação Básica são muito importantes, especialmente para estudantes no início da trajetória. Essa aproximação é um movimento essencial na formação inicial, pois permite aos acadêmicos compreender, de forma contextualizada, as múltiplas dimensões do “ser professor”, dos saberes pedagógicos às relações humanas e institucionais que permeiam o cotidiano, descreve.

Atenção integral
A experiência foi significativa para o acadêmico Guilherme Brandão Batista. Segundo ele, a oportunidade de conhecer essas experiências de atuação profissional na rede pública proporcionou uma conexão com o conteúdo estudado durante o curso, destacando o empenho no atendimento às famílias.

“Um ponto que me chamou bastante atenção foi a valorização do acolhimento das famílias e o olhar para a criança em sua integralidade, respeitando suas individualidades”, descreve. “A ideia de que o afeto é essencial no processo de aprendizagem reforça uma perspectiva mais humana da educação, algo com que me identifico muito”, salienta o acadêmico.
De acordo com ele, os debates sobre o registro pedagógico, a organização da prática docente e a inclusão foram outro ponto positivo da experiência. “Acredito que essa ação contribui diretamente para meu desenvolvimento acadêmico, pois fortalece meus princípios éticos e minha visão de uma educação mais sensível, criativa e centrada na criança”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Game designer grava vídeo para acadêmicos da UNIFEBE
Cultura

Game designer grava vídeo para acadêmicos da UNIFEBE


09 de março de 2018
Ciências Contábeis entrega doação ao Lar Menino Deus

Ciências Contábeis entrega doação ao Lar Menino Deus


28 de maio de 2007
UNIFEBE inaugura UNI Web Rádio
Destaque

UNIFEBE inaugura UNI Web Rádio


22 de outubro de 2019
Skip to content