Duas visitas técnicas possibilitaram que os acadêmicos do curso de Psicologia da UNIFEBE conhecessem o Hospital Misericórdia e Vida (HMVI), em Blumenau. Os roteiros aproximaram os acadêmicos da 6.ª e 9.ª fases da estrutura e os diferentes profissionais atuantes no serviço de saúde mental prestado pela instituição.
A interação também aproximou os participantes dos diferentes serviços da unidade e da rede de parcerias mantida pelo hospital. Franciane Schaefer Fischer, acadêmica da 9.ª fase de Psicologia da UNIFEBE, destaca a possibilidade de conhecer mais do contexto além da sala de aula, no que considera uma ação enriquecedora para o momento da graduação. Segundo a acadêmica, conhecer a atuação dos diária dos profissionais, que lidam diariamente com pacientes em diferentes condições clínicas, permitiu compreender melhor a sua futura área de trabalho.
“Foi também uma oportunidade valiosa para estarmos em contato com a psicologia hospitalar, vivenciando de perto um ambiente que, além de ampliar nossos conhecimentos, enriquece profundamente nossa formação”, avalia.
Para o acadêmico da 6.ª fase, Rafael Reis Senes, o roteiro reforçou a importância de conhecer os diferentes contextos profissionais e a aplicação dos conhecimentos teóricos ainda durante a formação. “Foi uma oportunidade incrível de ver, de perto, como o que a gente aprende em sala de aula se conecta com a prática no dia a dia”, indica. “Conseguimos enxergar os desafios reais do mundo de trabalho”.
Atuação humanizada
Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, as visitas técnicas são peças fundamentais para a formação dos futuros profissionais, por representarem uma oportunidade de contato com a realidade de atuação, no mundo do trabalho. Ela destaca o papel das visitas para aproximar os acadêmicos dos campos de atuação relacionados à psiquiatria.
“Só a vivência faz com que eles observem, apreendam as dificuldades do manejo nessa área. Então, especialmente quando esses desafios acabam despertando maiores conhecimentos, inclusive, muitos acadêmicos se deparam com uma área com grandes possibilidades de atuação. Eles vivenciam, mesmo que minimamente, a prática profissional, então, isso é muito enriquecedor”, afirma.
A imersão nas práticas e funcionamento da ala psiquiátrica do hospital, sediado no bairro Vila Itoupava, é indicada pela professora Luzia Meurer como benéfica. Ela aponta o momento como uma oportunidade para a compreensão das dinâmicas, dos desafios relacionados ao cuidado da saúde mental e sobre as diferentes abordagens utilizadas no atendimento dos pacientes. Conforme a professora, a experiência proporcionou uma percepção mais aprofundada sobre o trabalho interdisciplinar prestado em instituições, considerada essencial para uma prática profissional humanizada e eficaz.
“Essa experiência contribui para a formação acadêmica ao conectar os conhecimentos teóricos construídos em sala de aula com a realidade do campo, preparando os futuros psicólogos para uma atuação ética e crítica diante das complexidades da saúde mental”, descreve.
Segundo ela, a visita favorece a reflexão sobre as práticas assistenciais, as políticas públicas em saúde mental e os desafios enfrentados pelos profissionais da área. Ao abordar esses temas no contexto do hospital, ela espera estimular uma abordagem sensível e comprometida com o bem-estar de pacientes e familiares entre os acadêmicos.