23 de fevereiro de 2015

Curso de Publicidade da UNIFEBE criará audiolivros para crianças deficientes visuais

Incentivar a produção textual, estimular a criatividade e levar consciência social aos estudantes do ensino médio com histórias sobre inclusão.

Esses são alguns objetivos da “Oficina Criativa: construção de audiolivros para crianças deficientes visuais”, promovida pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

O projeto, organizado pelo coordenador de Publicidade e Propaganda Rafael Zen, foi contemplado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Brusque, que financia iniciativas voltadas à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A “Oficina Criativa” irá beneficiar cerca de 60 estudantes do ensino médio com aulas de redação criativa, em junho. A partir do conteúdo apresentado, os alunos irão criar histórias infantis envolvendo personagens deficientes visuais.

“Escolhemos personagens com deficiência visual porque a propaganda social mostrada atualmente segue o padrão estereotipado de beleza e comportamento. Assim, podemos fazer com que os alunos pensem em histórias possíveis para deficientes visuais e proporcionem momentos de inclusão e respeito”, conta Zen.

Depois, os audiolivros serão gravados com a participação de artistas locais. A coletânea será disponibilizada gratuitamente na internet. Segundo o coordenador, o projeto pretende expandir a atuação do curso de Publicidade e Propaganda, atendendo as demandas da sociedade, seguindo a missão comunitária da universidade.

Formação

A UNIFEBE também é parceira de outros dois projetos em parceria com a Cia Jogral e Coletivo Hiato. São eles: “Formação para o mercado de Trabalho” e “Formação para Jovens Escritores”.
O curso “Formação para o mercado de Trabalho” será realizado de julho a outubro na UNIFEBE com oito turmas de estudantes entre 13 e 17 anos.

Serão abordados os seguintes temas: O universo do mercado de trabalho, A importância de saber se comunicar, Comunicação escrita para o trabalho, Comunicação oral para o trabalho, Comunicação on-line para o trabalho, Preparação de currículo, Coaching de carreira e Apresentações de possibilidades de carreira.

“É importante que, no cenário competitivo atual, o jovem sinta-se preparado para ingressar no mercado de trabalho. Então, a capacitação irá promover competências básicas, como a preparação de currículo e a análise da comunicação oral, escrita e online. Nosso diferencial serão os dois últimos encontros sobre coaching de carreira e ensino superior”, explica Zen.

A “Formação para Jovens Escritores” também será realizada na instituição com jovens entre 13 e 17 anos, de maio a agosto.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br