Preparar os acadêmicos para as vivências do mercado de trabalho faz parte do propósito do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE. Para isso, nada melhor do que proporcionar experiências em que a teoria encontre a prática da profissão.
A disciplina de Marketing e Comunicação, ministrada pela professora Daniella Rebelo, tem como atividades curriculares deste semestre a imersão no mercado publicitário regional com a realização de aulas na agência Mais Q Marketing, e palestras com os diretores da empresa Vagner dos Santos e seu sócio.
O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de outubro, quando os alunos tiveram uma aula na agência, conhecendo a estrutura de agência de publicidade, sua equipe e as situações do cotidiano. Na ocasião, os alunos foram recebidos pelos diretores da empresa com uma palestra sobre o Marketing na Agência de Comunicação. A partir disso, os alunos desenvolveram um position paper em que argumentaram sobre o encontro dos conceitos teóricos discutidos em sala e a prática do mercado.
Em um segundo momento, no dia 8 de novembro, o diretor da empresa visitou a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda para passar um briefing, que consiste em uma reunião com as instruções do que o cliente precisa e todas as informações necessárias para que os profissionais da área, neste caso os acadêmicos, possam identificar e resolver o problema de comunicação.
Depois, os alunos desenvolveram diagnósticos situacionais através de uma análise dos ambientes e dos indicadores do cliente, usando ferramentas de Marketing como Análise SWOT, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado, e os 4Ps da empresa, produto, preço, praça e promoção.
O objetivo final é a elaboração de um Plano de Marketing, contendo uma proposta de posicionamento para diferenciar a marca de sua concorrência e conquistar espaço de destaque na mente do consumidor.
No dia 22 de novembro serão apresentados os projetos tanto aos diretores da Agência Mais Q quanto à cliente, diretora do Salão de Estética Brida.
— É assim que o Curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE alia teoria e prática, que faz a diferença aos futuros profissionais, pois desde a formação participam de experiências reais de envolvimento com o mercado — destaca a professora Daniella.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223