notícias colégio
Notícias
10 de dezembro de 2015

Curso de Publicidade lança audiolivros para crianças com deficiência visual

audiolivros foram entregues no lançamento

Para estimular a criatividade e dar asas à imaginação de quem não tem acesso fácil ao mundo da literatura, o curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou na noite de quarta-feira, 9 de dezembro, os audiolivros produzidos no projeto “Oficina Criativa – A construção de Áudio-livros para Crianças Deficientes Visuais”.

O lançamento das obras foi realizado na brinquedoteca da UNIFEBE, no bloco E do campus santa Terezinha, com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia.

A iniciativa do curso de Publicidade, em projeto idealizado pelo coordenador Rafael Luiz Zen, foi aprovada em fevereiro pelo FIA 2015 – Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Brusque, promovido pela Prefeitura Municipal de Brusque através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que disponibilizou verbas para sua execução.

Oficinas Criativas

O projeto foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro, em seis encontros, com jovens escritores da cidade de Brusque para a criação de histórias e poemas.

Durante as aulas, os professores Rafael Zen, Lieza Neves e Guilherme Müller conduziram temas como: Métodos criativos; Criatividade aplicada ao texto; Interações criativas entre texto e áudio; Possibilidades das carreiras criativas.

A partir da construção individual ou coletiva de textos, que funcionariam para a plataforma auditiva, os adolescentes participantes foram convidados a pensar inserções de áudio e formatar suas histórias para um roteiro de gravação em estúdio de rádio.

Depois, artistas da região foram convidados a interpretarem os textos.
"Foi um momento em que a criatividade foi aliada à responsabilidade social, que é uma junção essencial na universidade. Observar esses adolescentes pensando sobre o universo da criança com deficiência visual foi muito emocionante – certamente um dos pontos altos do curso", afirma Zen.

Outro curso patrocinado pelo FIA e realizado na UNIFEBE este ano foi o Formação de Jovens Escritores, proposto pela Cia Jogral. O coordenador de Publicidade e Propaganda ressalta a necessidade da criação de atmosferas criativas na região.

"Por muito tempo, o jovem brusquense não teve opções de atividades que permitissem que ele se expressasse de forma criativa e artística – um dos pilares essenciais da formação de um cidadão completo – por isso a aprovação desses dois projetos para jovens escritores foi algo que incentivou novas ideias a nascerem no ambiente universitário. Com certeza esses jovens trouxeram toda sua bagagem criativa para esse projeto", diz.

Audiolivros

Durante a noite de lançamento, os acadêmicos de Pedagogia receberam os audiolivros com as seis histórias criadas e gravadas durante o projeto. Para a acadêmica da 4ª fase de Pedagogia, Letícia Benvenutti, a proposta é interessante por permitir a inclusão de crianças com deficiência auditiva.

“Tenho certeza que esse material irá contribuir e muito para o desenvolvimento criativo desses jovens, estimulando a criatividade de cada um deles. Inclusive, podemos até ter futuros contadores de histórias com isso”, acredita.

Os audiolivros podem ser baixados gratuitamente na página do curso de Publicidade (http://www.unifebe.edu.br/site/index.php/cursos/graduacao/publicidade-e-propaganda/161-pro-reitoria-de-ensino-de-graduacao/cursos-de-graduacao/publicidade-e-propaganda/5885-publicidade-e-propaganda-informacoes).

E o projeto não para por aí. Também foi firmada uma parceria com o curso de Pedagogia da UNIFEBE, que adquiriu um computador e um fone de ouvido para disponibilizar os audiolivros em sua Brinquedoteca.

"Termos um espaço físico para que a comunidade e as futuras pedagogas possam usufruir do material. Isso é muito interessante porque faz com que o projeto continue fluindo em diversos públicos e contextos. A UNIFEBE, como universidade comprometida com a comunidade na qual está inserida, promove esse tipo de conhecimento aplicado que faz com que nossos talentos sejam usados para o bem social, que é uma das principais formas de se semear conhecimento", completa Zen.


Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Design de Moda realiza 2º encontro do Ciclo de palestras “Moda e Mercado”
UNIFEBE

Design de Moda realiza 2º encontro do Ciclo de palestras “Moda e Mercado”


28 de setembro de 2015
Participe com a UNIFEBE do Desfile de Natal de Brusque
Cultura

Participe com a UNIFEBE do Desfile de Natal de Brusque


29 de novembro de 2017
Unifebe homenageia atletas do Vôlei Feminino de Nova Trento

Unifebe homenageia atletas do Vôlei Feminino de Nova Trento


16 de dezembro de 2009
Skip to content