A Igreja Matriz São Luis Gonzaga de Brusque, destaca-se por sua arquitetura imponente que se sobressai ainda mais devido a sua localização territorial, no alto de um morro no Centro de Brusque. Porém, as reclamações dos fiéis, relacionadas à eficiência acústica da Igreja são constantes e muitos se dirigem a outros locais, que julgam mais confortáveis, quando pretendem participar de celebrações religiosas.
Diante deste problema, os acadêmicos da 6ª fase de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE realizaram diagnósticos e desenvolveram propostas de intervenção a partir de conhecimentos relacionados a condicionamento acústico.
— O principal objetivo é a correção da reverberação do som no local para índices que atendam a NBR 12179/1992 que define o Tratamento acústico em recintos fechados. O resultado do trabalho foi apresentado à comissão que representa a Igreja — conta.
Arquitetura
A Igreja São Luis Gonzaga, projetada pelo arquiteto Gottfried Böhm, é uma importante obra arquitetônica com características modernistas. Para desenvolver o projeto, Böhm considerou a reforma litúrgica implantada pela igreja católica, onde o principal objetivo era a aproximação dos fiéis, conceito também transferido para a elaboração dos templos.
— Neste caso, ainda é possível identificar a influência da arquitetura Gótica em sua edificação, pois se destacam os vitrais, o alto pé direito e o arcobotante. Em sua construção foram utilizadas pedras da região, item que o arquiteto considerou essencial para o projeto, pois, segundo ele, utilizar o material da região é uma forma de ofertar a Deus os dons naturais da cidade — explica a professora.