14 de setembro de 2009

Curso de Sistemas da Informação foi destaque no Conceito Enade

O curso de Sistemas da Informação da Unifebe – Centro Universitário de Brusque alcançou nota 4 no Conceito Enade, sendo um dos destaques de Santa Catarina na categoria "Centro Universitário", considerando que esta foi a nota máxima alcançada entre universidades municipais, particulares e a Federal.

Participaram da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) todos os cursos relacionados à área de Computação e no Estado de Santa Catarina foram avaliados 30 cursos de Sistemas de Informação. De acordo com o resultado dos 24 alunos concluintes que fizeram a prova, o curso da Unifebe classificou-se em 1º lugar na região e em 5º lugar no Estado.

Para o professor e coordenador do curso, Sérgio Rubens Fantini, este resultado demonstra o empenho e dedicação da Instituição, professores e principalmente dos alunos, que através desta avaliação demonstraram seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Além disso, o curso de Sistemas da Informação obteve a 6ª colocação no Conceito Preliminar do Curso (CPC), que considera também a infraestrutura como quadro docente, laboratórios e biblioteca.

Pesquisas apontam que o Enade é referência para os estudantes na hora de escolher a universidade. O Conceito Enade é sempre determinado numa escala entre 1 e 5.

Divulgado indicador de qualidade da Unifebe

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque obteve o Índice Geral dos Cursos (IGC) referente ao ano de 2008, igual a 3, numa escala de 1 a 5. O resultado é considerado satisfatório, tendo como base a pontuação das instituições catarinenses e da região, principalmente na categoria "Centro Universitário". O ranking geral tornou público o índice de qualidade de 2 mil instituições do país, destas 884 tiveram nota 3.

Para obter o IGC 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) considerou a participação dos cursos da Unifebe no Enade, nos últimos três anos, sendo que nesse período a Instituição contou com 11 cursos participantes e seis destes atenderam todos os requisitos necessários para o cálculo do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC). Os demais não atingiram o número mínimo de alunos ingressantes e concluintes.

De acordo com a analista de desenvolvimento da Unifebe, Fabiani Cristini Cervi Colombi, o Índice Geral da Instituição foi coerente com o dos Centros Universitários e universidades da região. Em contrapartida, os resultados servem como referência na busca contínua pela excelência do ensino e maior participação dos alunos.

Para cálculo do IGC são utilizadas as média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade, quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico.

Fonte: Assessoria de Desenvolvimento da Unifebe/ Ministério da Educação

Texto: Natália Uriarte Vieira

Edital Proppex nº 02/2012 – Seleção de Candidatos – Bolsas de Estudo para Vagas Remanescentes – 2012.1 –  FUNDOSOCIAL

Edital Proppex nº 02/2012 – Seleção de Candidatos – Bolsas de Estudo para Vagas Remanescentes – 2012.1 – FUNDOSOCIAL