08 de maio de 2019

Curso promove workshop sobre modelos de Educação Infantil na Itália

Evento foi realizado no auditório do Bloco C no dia 3 de maio

Fotos: Andréia Pinheiro

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) organiza ações articuladas com as políticas das Instituições de Ensino Superior (IES) para promover o processo de internacionalização curricular. Dentre estas ações, destaca-se a possibilidade de incentivar a construção de conhecimento dos acadêmicos por meio de relatos de experiência docente em experiências educacionais no contexto global.

Com este intuito, foi realizado na sexta-feira, 3 de maio, o workshop “A educação infantil como projeto de comunidade: contribuições da experiência de San Miniato, Itália”, ministrado pela professora Marisa Zanoni Fernandes.

A atividade promoveu a discussão de experiências com outras realidades educacionais ampliando a compreensão do papel da Educação Infantil no desenvolvimento de bebês e crianças pequenas e das suas famílias, relacionando com a experiência desse espaço. Marisa contou sobre sua experiência na Itália, onde o modelo educacional se tornou referência mundial, tendo a criança como protagonista.

A ideia do evento foi proposta pela professora Cintia Metzner de Sousa, na disciplina de Avaliação da Aprendizagem, na qual discute também as mudanças necessárias na educação para a implantação de práticas de avaliação formativa na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Aprimoramento

A coordenadora do curso de Pedagogia, Eliane Kormann, destaca a necessidade de aprofundar a discussão em torno da Educação Infantil, já que se está em fase de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e, por isso, é necessário olhar para outros processos da infância em outras culturas e cenários globais.

— O Brasil tem sua identidade cultural, possui profissionais qualificados e pesquisas valiosas nesse campo da educação que devem ser consideradas e reconhecidas. Agradecemos a professora Marisa e parabenizamos pelo trabalho realizado — enfatiza.

Para o aluno da 7ª fase, Giovani Bretzke, foi um privilégio participar do evento.

— Engrandeceu a nossa visão, permitindo com que adaptemos para a realidade e consigamos assim contribuir para uma educação melhor, tornando os alunos protagonistas de sua história — afirma.

Danielly Furtado, da 5ª fase, ressalta que a palestra trouxe mais conhecimento e aprimoramento do ensino.

Exposição Poesia Urbana chega a RenauxView

01 de novembro de 2011