notícias colégio
Notícias
08 de maio de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Curso promove workshop sobre modelos de Educação Infantil na Itália

Evento foi realizado no auditório do Bloco C no dia 3 de maio

Fotos: Andréia Pinheiro

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) organiza ações articuladas com as políticas das Instituições de Ensino Superior (IES) para promover o processo de internacionalização curricular. Dentre estas ações, destaca-se a possibilidade de incentivar a construção de conhecimento dos acadêmicos por meio de relatos de experiência docente em experiências educacionais no contexto global.

Com este intuito, foi realizado na sexta-feira, 3 de maio, o workshop “A educação infantil como projeto de comunidade: contribuições da experiência de San Miniato, Itália”, ministrado pela professora Marisa Zanoni Fernandes.

A atividade promoveu a discussão de experiências com outras realidades educacionais ampliando a compreensão do papel da Educação Infantil no desenvolvimento de bebês e crianças pequenas e das suas famílias, relacionando com a experiência desse espaço. Marisa contou sobre sua experiência na Itália, onde o modelo educacional se tornou referência mundial, tendo a criança como protagonista.

A ideia do evento foi proposta pela professora Cintia Metzner de Sousa, na disciplina de Avaliação da Aprendizagem, na qual discute também as mudanças necessárias na educação para a implantação de práticas de avaliação formativa na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Aprimoramento

A coordenadora do curso de Pedagogia, Eliane Kormann, destaca a necessidade de aprofundar a discussão em torno da Educação Infantil, já que se está em fase de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e, por isso, é necessário olhar para outros processos da infância em outras culturas e cenários globais.

— O Brasil tem sua identidade cultural, possui profissionais qualificados e pesquisas valiosas nesse campo da educação que devem ser consideradas e reconhecidas. Agradecemos a professora Marisa e parabenizamos pelo trabalho realizado — enfatiza.

Para o aluno da 7ª fase, Giovani Bretzke, foi um privilégio participar do evento.

— Engrandeceu a nossa visão, permitindo com que adaptemos para a realidade e consigamos assim contribuir para uma educação melhor, tornando os alunos protagonistas de sua história — afirma.

Danielly Furtado, da 5ª fase, ressalta que a palestra trouxe mais conhecimento e aprimoramento do ensino.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Cultivo e uso de plantas medicinais é tema de palestra na UNIFEBE

Cultivo e uso de plantas medicinais é tema de palestra na UNIFEBE


30 de outubro de 2015
Acadêmicos de Educação Física terão aulas na Academia Viva

Acadêmicos de Educação Física terão aulas na Academia Viva


28 de julho de 2011
Candidatos a Bolsa do Artigo 170 recebem atendimento

Candidatos a Bolsa do Artigo 170 recebem atendimento


16 de fevereiro de 2009