No intervalo desta quarta-feira, dia 1º de junho, os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) voltaram a ser crianças e caíram na brincadeira durante a 2ª edição do Intervalo Lúdico, realizado pelo curso de Pedagogia da instituição.
Das 19h40 às 20h30 os estudantes puderam pular corda, jogar badminton, participar da dança da cadeira, pular amarelinha, andar de pé de lata, desafiar-se no cubo mágico, no jogo de tabuleiro, brincar no bambolê e testar seus conhecimentos na brincadeira “Uma palavra = uma música”.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, a atividade é realizada todos os anos em alusão ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio. “O brincar auxilia no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo não apenas das crianças, mas de todos que se propõem à diversão. O intuito do Intervalo Lúdico é evidenciar que brincar é importante, que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, mas principalmente, mantém viva a nossa criança interior”, avalia Eliane.
Brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988. O Dia Internacional do Brincar é comemorado pelo Brasil e mais de 40 países de todo o mundo. O dia foi criado em 1999, durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa da presidente da International Library Association – ITLA, Freda Kim.
A data foi comemorada pela primeira vez em 2000, quando passou a integrar o calendário do Fundo das Nações Unidades para a Infância – UNICEF, e o dia 28 de maio foi escolhido por ser a data de aniversário da ITLA.
Este é o primeiro Intervalo Lúdico que a caloura de Pedagogia, Julia Nicoletti, participa e ajuda a desenvolver. “A brincadeira promove desenvolvimento psicomotor e faz com que a criança se interesse pelo aprendizado. Poder passar um pouquinho disso para os adultos foi uma experiência muito bacana, principalmente pelo envolvimento dos outros cursos. Foi um momento de trocas de experiências, de novas amizades e que envolveu toda a universidade. Foi um prazer enorme participar, e que venha o próximo”, conclui a estudante.
Confira as fotos da 2ª edição do Intervalo Lúdico: