09 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Cursos da UNIFEBE fazem visitas técnicas nas Defesas Civis de Blumenau e Brusque

Aproximação com órgãos serviu para qualificação de acadêmicos e início de parceria de cooperação

Representantes dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE participaram de encontro na Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (COREDEC), em Blumenau, durante a Participação da Academia Científica na Gestão de Riscos e de Desastres. A programação foi acompanhada pelo 3º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Maykel Artino Campestrini e integrou a programação da Semana Estadual de Ações de Proteção e Defesa Civil.

O evento da COREDEC, no último dia 22, reuniu diferentes instituições de ensino do estado para a apresentação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), ações e a participação no Comitê Técnico Científico da DCSC e integração interinstitucional e cooperação técnico científica estadual e regional. No caso da UNIFEBE, acompanharam o encontro, a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Vivian Siffert Wildner, do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar a Presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, Tamily Roedel.

“A UNIFEBE, como universidade comunitária, pode contribuir com ações de pesquisa e extensão, auxiliando a comunidade local em conjunto com instituições importantes como a Defesa Civil. Nessa reunião pudemos relacionar temas interessantes com o sargento Campestrini para futuras ações”, destacou a coordenadora de Engenharia Civil, Vivian Siffert Wildner. Segundo ela, o encontro marca o início de uma parceria de cooperação técnica para o desenvolvimento de pesquisas.

Visita Técnica

Em Brusque, no último dia de 20, estudantes da UNIFEBE tiveram uma visita técnica à Defesa Civil de Brusque. Durante a visita, o chefe de Vistorias da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki palestrou.

Na avaliação de Vivian a possibilidade de conhecer mais sobre o sistema de monitoramento das estações meteorológicas, previsão de enchentes e desastres climáticos foi positiva. Ela ainda destaca o contato próximo com a Defesa Civil local como uma forma de ampliar a visão sobre as características da região e como os futuros profissionais podem atuar para garantir a integridade das obras nesse contexto.

“A visita na Defesa Civil foi uma oportunidade para os acadêmicos entenderem a importância do órgão na proteção de vidas. Focando na área da engenharia Civil, foi possível perceber a preocupação com as áreas de risco, principalmente, com relação aos possíveis desmoronamentos de encostas, o que interfere na aprovação de projetos”, destaca.

Conforme a professora de Gestão Ambiental, Tamily Roedel, também foi possível um maior conhecimento sobre o sistema de alerta e monitoramento de desastres naturais da cidade, assim como reconhecer a diferença entre os diferentes tipos de desastres naturais e identificar formas de prevenção ou redução dos desastres. A ação ainda contou com apoio da Coordenadora Regional do CREA Jr-SC Brusque, Pâmella Adryan.

“A partir do contato com o coordenador da Defesa Civil foi possível percebermos a instabilidade em que Brusque se encontra construída”, relata o acadêmico da sétima fase de Engenharia Civil, Tulio Henrique Taboni. Segundo ele, as características do solo de Brusque, construída sob uma jazida de xisto, material suscetível à erosão das chuvas foi um dos pontos que mais chamou a atenção durante a visita. A característica é indicada como uma das razões para o número de deslizamentos na região. Na avaliação de Taboni, o contato reforçou a importância do suporte e interpretações das normas fornecidas para a elaboração de um projeto

Aluna formada pela Unifebe recebe prêmio Mérito Universitário

04 de abril de 2008