Nomes reconhecidos da Comunicação, Publicidade e Propaganda e do Design Gráfico marcam presença no já tradicional Café com Mercado. A programação conta com palestras voltadas aos setores e é sediada na UNIFEBE, reunindo acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda.
Nas edições de abril e maio do evento, as participações ficaram a cargo do publicitário Stalimir Vieira e dos profissionais de Branding, George Varela e Jociélin de Aviz, respectivamente. Segundo o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, professor Thiago dos Santos, as atividades colaboram com o desenvolvimento dos acadêmicos com a possibilidade de uma aproximação com as vivências reais.
Ele destaca a crescente valorização por parte do mercado profissional da autenticidade e do envolvimento humano nas atividades vinculadas às áreas de formação. “Foram conversas que nos fazem refletir sobre como as marcas deixam de ser apenas produtos ou serviços e fazer parte do nosso dia a dia, nos convidando à reflexão: como podemos criar marcas que realmente se conectem com o público? Como transformar experiências em relações duradouras? Como não apenas conquistar consumidores, mas também transformar esses clientes em verdadeiros defensores da marca? ”, descreve o professor.
Durante a programação, Vieira compartilhou suas experiências de atuação profissional e as técnicas envolvidas no processo criativo e no gerenciamento de marca. Já com Varela e Jociélin, o foco esteve na identidade visual, comportamento de marca e o branding. Eles também abordaram o estilo de vida como uma estratégia de posicionamento.
Experiência de mercado
O acadêmico de Publicidade e Propaganda, Carlos Paza, acredita que a programação foi uma oportunidade de verificar como profissionais experientes têm analisado temas atuais. A edição com Stalimir Vieira foi a primeira que ele participou e ele destaca como o palestrante abordou temas como a influência da inteligência artificial na Publicidade e Propaganda, a dependência da tecnologia, a gestão de marca e a aplicação da criatividade como um diferencial na atuação.
“Me ensinou que ainda devemos correr atrás dos nossos objetivos e sonhos”, descreve o acadêmico. Ele também afirma ter revisto como utiliza a tecnologia, visando conciliar seu uso e desenvolvimento de habilidades de forma mais equilibrada.
A troca de experiências profissionais também ganhou destaque durante a apresentação de George Varela e Jociélin de Aviz. Para o acadêmico de Design Gráfico, Marcelo Azambuja, a postura adotada pelos palestrantes na programação permite conhecer sobre a atuação de forma única. Ela afirma que o ambiente voltado ao ensino ajuda a dar mais profundidade à interação, facilitando o compartilhamento de informações e experiências.
“Muitas vezes isso não acontece fora desse ambiente, e isso é muito importante para deixar os estudantes mais próximos do mercado, para entenderem melhor, e, quando se formarem ou até durante a formação, saberem seguir uma direção”, indica. “Acho que a lição que fica seria a de compartilhar informações, fazer network, conhecer o mundo e suas características, para ter muita bagagem, tanto de conhecimento quanto de pessoas. ”