04 de julho de 2012

Debate promove reflexão sobre a Inclusão Social

A noite de terça-feira, 3 de julho, foi marcada pelo debate “Políticas Públicas para o Portador de Necessidades Especiais e a Inclusão Social”, que reuniu no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, o atleta Matheus Rheine Corrêa de Souza, seu pai e auxiliar técnico, José Luiz Rheine e o técnico e egresso do curso de Educação Física da UNIFEBE, Leonardo Ristow. O debate foi mediado pela professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

O reitor da instituição, Günther Lother Pertschy, fez a abertura dos trabalhos, destacando que a UNIFEBE deve ser palco de discussões desse porte. “Sempre alertamos nossos acadêmicos para abrirem a mente e olharem para questões dessa relevância, como a inclusão social, ética e assuntos socioambientais”, destacou ele, frisando que cada vez mais a instituição promove discussões de temas relevantes para a educação e qualidade de vida.

Além de acadêmicos do curso de Educação Física, alunos e professores da Escola de Educação Básica Santa Terezinha e integrantes da comunidade, marcaram presença no encontro a presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e região, Lucimara Pavesi e a professora do projeto Múltiplos Olhares para a Inclusão, de Guabiruba, Solange Paulina de Aquino.

O debate

A mesa redonda durou cerca de duas horas, momento em que Matheus falou da sua trajetória escolar e dos preconceitos e desafios como deficiente visual. O técnico explicou como são os treinos: as diferenças e as particularidades da natação nesta categoria. “É neste momento, em que o Matheus está em evidência, que precisamos lutar por mais acessibilidade e para a inclusão social”, justificou Ristow, sobre a importância da presença no evento.

Rheine falou ora como auxiliar técnico, ora como pai. “Criamos o Matheus sem medo e isso foi fundamental para ele ser o que é hoje”, disse.

Já Matheus abordou os questionamentos do público com humor. “É a primeira vez que participo de um evento para falar sobre o assunto, gostei bastante e acho que no futuro posso participar mais de encontros como este”, disse o atleta que chegou do Open de Berlim de Natação, na Alemanha, com medalha de bronze nos 100m livre e prata nos 400m livre.

A mediadora dos trabalhos encerrou o evento, frisando a importância da reflexão sobre o tema. “Este encontro buscou sensibilizar os presentes para que todos fiquem atentos e reivindiquem o direito de ir e vir de todo cidadão, sem preconceitos e discriminações”, finalizou Eliani.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Design de Moda da UNIFEBE está entre os melhores do Estado
UNIFEBE

Design de Moda da UNIFEBE está entre os melhores do Estado