notícias colégio
Notícias
27 de junho de 2011

Debatedores contra legalização de drogas

A véspera do feriado de Corpus Christi no Centro Universitário de Brusque – Unifebe foi de debate sobre uma questão antiga, mas sempre atual: o mundo das drogas. Lícitas ou ilícitas, elas despertam sentimentos antagônicos. Prazer e dor. Coragem e medo. Devaneios, tristeza. Um assunto tão polêmico, também diverge opiniões. Ainda mais em um ambiente em que se mistura experiência e conhecimento de diferentes áreas.

Foi esse ambiente que o debate "Drogas: combater ou legalizar?", realizado em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), no do Auditório do Bloco C da Unifebe, campus Santa Terezinha, tornou possível. Profissionais da saúde, da segurança pública, ex-usuário e administrador de uma casa de recuperação de Gaspar confrontaram suas opiniões na noite de quarta-feira, 22 de junho.

Apesar de destacarem pontos distintos, eles compartilham a mesma ideia quando o assunto é a legalização de algum tipo de droga: são contrários. Apenas o capitão da Polícia Militar, Otávio Manoel Ferreira Filho, afirmou ser favorável a liberação de todos os tipos de drogas, em longo prazo. "Sou favorável desde que uma estrutura seja montada. Bastou proibir a propaganda do cigarro que o consumo caiu", afirmou, argumentando que os "traficantes têm poder no morro, porque têm poder econômico" alcançado com o negócio de algo ilícito. "O caminho é a liberação. É melhor que o povo ganhe, através de impostos para o governo, do que os traficantes", justificou ele.

A mesa-redonda integrou a Campanha de Sustentabilidade da Unifebe, iniciada em março, no Dia Mundial da Água e que a cada mês traz uma ação social diferenciada. Em julho, a campanha chega ao fim com a plantação de árvores pelos calouros. Conforme o conselheiro do Comad, Luiz Elias Valle, o evento marcou a Semana Nacional Antidrogas. "É fundamental a discussão sobre um tema que aflige a comunidade", ressaltou ele, explicando a função do Comad e as ações de prevenção que são desenvolvidas. Também frisou a parceria entre a Unifebe e o Comad, onde possui uma cadeira para representar a instituição.

Integrantes da mesa-redonda
Participaram do debate o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, capitão Otávio Manoel Ferreira Filho; delegado da Polícia Civil, Alex Bonfim Reis; integrante do Comad e professor da Unifebe, Luiz Elias Valle; médica da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Josiane Fischer; ex-usuário de drogas, Ricardo Ramos; psicóloga e professora da Unifebe, Jaqueline Nehring; e o administrador da Casa de Recuperação Desafio Jovem Monte das Oliveiras, Sérgio Luiz Fagundes Couto. A mesa-redonda foi mediada pela assessora de comunicação social da Unifebe, jornalista Thayse Helena Machado.

 

Texto: Suelen Cerbaro

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Coordenador de Psicologia recebe título de mestre
UNIFEBE

Coordenador de Psicologia recebe título de mestre


06 de junho de 2014
Entrevista para a Função de Estagiário do Núcleo de Prática Jurídica – 02/03/2010

Entrevista para a Função de Estagiário do Núcleo de Prática Jurídica – 02/03/2010


02 de março de 2010
UNIFEBE marca presença no Brusque Polo Fashion

UNIFEBE marca presença no Brusque Polo Fashion


27 de março de 2012
Skip to content