notícias colégio
Notícias
22 de junho de 2011

Deficientes visuais interagem em desfile de moda na Unifebe

"Nunca participei de um evento de moda. Está sendo uma experiência completamente inovadora". A afirmação foi do deficiente visual, Sidnei Knihs, que na noite de segunda-feira, 20 de junho, sentou na primeira fila para participar do desfile Imagens Projetadas, promovido pelo curso Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Enquanto os acadêmicos, professores e integrantes da comunidade acompanhavam os modelos na passarela e conferiam o trabalho das acadêmicas da 3ª e 5ª fase, Sidnei criou seu mundo da moda. Através dos sons, imaginou peças, modelos e o desfile. Depois dos aplausos finais, ele e outros membros da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e região (ADVB) tocaram as peças, conversaram com as futuras estilistas e leram, em braile, a composição dos tecidos, suas formas, cores e detalhes.

Segundo a presidente da ADVB, Lucimara Zaluski Galinski, a atividade conseguiu incluir os deficientes visuais em um mundo não frequentado por eles. "Foi uma oportunidade inédita para a inclusão. A associação está sempre de portas abertas para parcerias desse tipo", ressaltou Lucimara, referindo-se ao apoio da associação no desfile.
O superintendente da Fundação Cultural, Didi Maçaneiro, que participou do evento, parabenizou o curso, a produção arrojada do desfile e destacou a inclusão social. "Mesmo sem conseguir enxergar, o deficiente visual teve uma referência. Conseguir trazer essas pessoas para um desfile é algo inacreditável", pontuou.

O desfile e o público
O tema central do evento foi cinema, mas envolveu dois outros assuntos: animação e mitologia. Homens e mulheres desfilaram pela passarela com peças criativas e inovadoras. O desfile trouxe à tona a importância do pensar crítico nos diferentes segmentos profissionais e durou pouco mais de meia hora.

Entre o público, que lotou a Átrio do Bloco A da Instituição, campus Santa Terezinha, também marcaram presença no evento egressos e familiares dos acadêmicos que desfilavam ou dos estilistas que assistiam seus looks na passarela. Formada em Design de Moda pela Unifebe há dois anos, Danubia Stofella, disse que até lembrou o friozinho na barriga que sentia quando suas produções integravam o desfile.

A ansiedade chegou até as avós de duas alunas, Edeltrudes Klabunde, 70 anos, e Maria Rosa Pereira, 77. Elas acompanharam cada detalhe do evento. Já Helena Mendes, 58 anos, levou a irmã e a sobrinha para juntas apreciarem as produções da filha Raiany. "Foi um dia bem agitado para nós. Ela estava eufórica com o desfile", revelou Helena.
De acordo com uma das professoras organizadoras do evento, Thaissa Schneider, o desfile superou a expectativa. "Nem os alunos esperavam que os trabalhos ficassem tão lindos", ressaltou a professora. Segundo ela, a apresentação foi o resultado do empenho de todos. Para a acadêmica da 3ª fase do curso, Luana Geanesini Costa, o desfile instigou a criatividade.

Clique aqui para ver mais fotos.

Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Unifebe na Comunidade é realizado em Gaspar

Unifebe na Comunidade é realizado em Gaspar


14 de maio de 2008
Curso de Educação Física promove 1º batismo em mergulho na Ilha do Arvoredo
UNIFEBE

Curso de Educação Física promove 1º batismo em mergulho na Ilha do Arvoredo


09 de outubro de 2014
Criações vencedoras do Poesia Urbana 2021 UNIFEBE serão publicadas em livro físico e digital
Cultura

Criações vencedoras do Poesia Urbana 2021 UNIFEBE serão publicadas em livro físico e digital


18 de agosto de 2021
Skip to content