notícias colégio
Notícias
02 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Desafio instiga soluções inovadoras na UNIFEBE

1ª edição do “HACKATHON Shift Smart Cities” foi realizado de 28 a 30 de setembro no campus Santa Terezinha

Modelo de evento já consagrado mundialmente na comunidade de desenvolvedores, a UNIFEBE realizou nos dias 29 e 30 de setembro o “HACKATHON Shift Smart Cities” — desafio onde os participantes, organizados em equipes, desenvolveram soluções inovadoras para o mercado de trabalho no segmento de Cidades Inteligentes.

O evento, organizado pelo curso de Sistemas de Informação com apoio de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, incentivou a criação de projetos baseados em três pilares: Inovação, Viabilidade de implantação e Rentabilidade.

Carlos Rogério Silva, coordenador regional do evento, destaca que o HACKATHON possui uma metodologia diferenciada e que realizá-lo na UNIFEBE foi um divisor de águas.

— Cidades Inteligentes é uma das principais pautas do mundo e trabalhar inovação em cima deste conceito é o desafio — conta.

O coordenador de Sistemas de Informação, Sergio Rubens Fantini, destaca que o HACKATHON foi um evento de muito aprendizado.

— Os acadêmicos produziram soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população — enfatiza.

Experiência para a vida

Julhiano Glanert de Castro, acadêmico da 6ª fase de Sistemas de informação da UNIFEBE e líder da equipe vencedora do desafio, a SOAP, conta que quando soube do evento não demorou em organizar a sua equipe.

Junto a ele, Felipe Marques Putsch, também do curso de Sistemas de Informação, Lucas Vinicius de Borba, de Administração, Nathany Pulzatto Piacievski e Thais Natalia Müller, de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveram uma solução para o ambiente de trabalho tradicional.

— Assim desenvolvemos o SOAP, que faz o gerenciamento do ambiente de trabalho em tempo real tendo como localizador o próprio smartphone da pessoa. Através de um dashboard online, fornece a localização dos colaboradores por setor ou por busca de nome, visando reduzir o custo do tempo ocioso da empresa para resolução de problemas críticos quando o responsável não está em ambiente de trabalho padrão — explica.

Para Castro, a escolha dos integrantes do grupo foi chave para a vitória na competição, com uma expertise ampla em administração, modelo de negócio, planejamento urbano, projetos, entre outros itens. Nathany enfatiza também que a combinação dos cursos foi muito interessante para o resultado do trabalho.

—Agradeço a UNIFEBE por trazer isso até os acadêmicos, foi um final de semana de conhecimento e de aproximação com as pessoas, de crescimento pessoal e social — observa.

A equipe do estudante da 2ª fase de Gestão Comercial, Wesley Day, conquistou o segundo lugar no HACKATHON com um projeto de identificação de peças para construções pré-fabricadas.

— A ideia foi otimizar o retrabalho em obras da construção civil com peças pré-fabricadas, no caso pré-moldado, steal frame e wood frame. A experiência profissional deste trabalho foi incrível, pois tivemos que fazer um plano de negócio lucrativo, pesquisar concorrência, ver se a ideia realmente ajudaria o cliente na ponta — ressalta.

Com o projeto Aldabra, em referência a uma tartaruga que vive 200 anos, a equipe do líder Wagner Correia (egresso de Sistemas de Informação) obteve a terceira colocação no desafio. Ele explica que se desenvolveu um robô para Whatsapp que funciona junto com a inteligência artificial Watsom da IBM. A finalidade é ajudar pessoas com problemas psicológicos ou que pensam em tirar a própria vida, em parceria com os Centros de Valorização da Vida (CVV).

— Para o projeto se sustentar foi inserido um jogo junto ao robô parecido com o Baleia Rosa, onde o usuário recebe mensagens de desafios e conquistas. No decorrer do jogo ele é convidado a fazer uma doação para o projeto e ao final ele é induzido a ser um voluntário da CVV — explica.

Palestra

A abertura do HACKATHON contou com duas palestras voltadas ao tema Cidades Inteligentes. Na primeira, o professor Cristoph Hupfer, da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, coordenador do programa de Gestão de Trânsito na Universidade, falou sobre as parcerias desenvolvidas entre os alemães e Brusque, como por exemplo, a estação inteligente Alemã, a Smight, localizada na UNIFEBE.

Logo após, Leonardo Anésio, administrador mestre em Inovação, palestrou sobre o Processo de Inovação. Para ele, inovação é um conceito determinante e sem uma receita mágica.

— Inovar é aprender, onde as ideias são o insumo do processo de inovação, que se tornam negócios — destaca.

Classificação

1º lugar

Equipe SOAP

Julhiano Glanert de Castro

Felipe Marques Putsch

Lucas Vinicius de Borba

Nathany Pulzatto Piacievski

Thais Natalia Müller

2º lugar

Equipe Precast Tech

Wesley Day

Nicoly Fischer

Thautei Bonacina

Cristiano Olinger

Paulo Raimundi

3º lugar

Equipe Aldabra

Wagner Correia

Eduardo Tomasi

João Paulo Rieg

Arthur Pila

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para o Webinar Jurídico “Armas de Fogo e Legítima Defesa”
Direito

Inscrições abertas para o Webinar Jurídico “Armas de Fogo e Legítima Defesa”


01 de junho de 2020
UNIFEBE está com inscrições abertas para cursos de curta duração
Extensão

UNIFEBE está com inscrições abertas para cursos de curta duração


15 de fevereiro de 2021
Comunicado Unifebe nº 04/06 (cancelamento de cursos)

Comunicado Unifebe nº 04/06 (cancelamento de cursos)


15 de fevereiro de 2006
Skip to content