02 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Desafio instiga soluções inovadoras na UNIFEBE

1ª edição do “HACKATHON Shift Smart Cities” foi realizado de 28 a 30 de setembro no campus Santa Terezinha

Modelo de evento já consagrado mundialmente na comunidade de desenvolvedores, a UNIFEBE realizou nos dias 29 e 30 de setembro o “HACKATHON Shift Smart Cities” — desafio onde os participantes, organizados em equipes, desenvolveram soluções inovadoras para o mercado de trabalho no segmento de Cidades Inteligentes.

O evento, organizado pelo curso de Sistemas de Informação com apoio de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, incentivou a criação de projetos baseados em três pilares: Inovação, Viabilidade de implantação e Rentabilidade.

Carlos Rogério Silva, coordenador regional do evento, destaca que o HACKATHON possui uma metodologia diferenciada e que realizá-lo na UNIFEBE foi um divisor de águas.

— Cidades Inteligentes é uma das principais pautas do mundo e trabalhar inovação em cima deste conceito é o desafio — conta.

O coordenador de Sistemas de Informação, Sergio Rubens Fantini, destaca que o HACKATHON foi um evento de muito aprendizado.

— Os acadêmicos produziram soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população — enfatiza.

Experiência para a vida

Julhiano Glanert de Castro, acadêmico da 6ª fase de Sistemas de informação da UNIFEBE e líder da equipe vencedora do desafio, a SOAP, conta que quando soube do evento não demorou em organizar a sua equipe.

Junto a ele, Felipe Marques Putsch, também do curso de Sistemas de Informação, Lucas Vinicius de Borba, de Administração, Nathany Pulzatto Piacievski e Thais Natalia Müller, de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveram uma solução para o ambiente de trabalho tradicional.

— Assim desenvolvemos o SOAP, que faz o gerenciamento do ambiente de trabalho em tempo real tendo como localizador o próprio smartphone da pessoa. Através de um dashboard online, fornece a localização dos colaboradores por setor ou por busca de nome, visando reduzir o custo do tempo ocioso da empresa para resolução de problemas críticos quando o responsável não está em ambiente de trabalho padrão — explica.

Para Castro, a escolha dos integrantes do grupo foi chave para a vitória na competição, com uma expertise ampla em administração, modelo de negócio, planejamento urbano, projetos, entre outros itens. Nathany enfatiza também que a combinação dos cursos foi muito interessante para o resultado do trabalho.

—Agradeço a UNIFEBE por trazer isso até os acadêmicos, foi um final de semana de conhecimento e de aproximação com as pessoas, de crescimento pessoal e social — observa.

A equipe do estudante da 2ª fase de Gestão Comercial, Wesley Day, conquistou o segundo lugar no HACKATHON com um projeto de identificação de peças para construções pré-fabricadas.

— A ideia foi otimizar o retrabalho em obras da construção civil com peças pré-fabricadas, no caso pré-moldado, steal frame e wood frame. A experiência profissional deste trabalho foi incrível, pois tivemos que fazer um plano de negócio lucrativo, pesquisar concorrência, ver se a ideia realmente ajudaria o cliente na ponta — ressalta.

Com o projeto Aldabra, em referência a uma tartaruga que vive 200 anos, a equipe do líder Wagner Correia (egresso de Sistemas de Informação) obteve a terceira colocação no desafio. Ele explica que se desenvolveu um robô para Whatsapp que funciona junto com a inteligência artificial Watsom da IBM. A finalidade é ajudar pessoas com problemas psicológicos ou que pensam em tirar a própria vida, em parceria com os Centros de Valorização da Vida (CVV).

— Para o projeto se sustentar foi inserido um jogo junto ao robô parecido com o Baleia Rosa, onde o usuário recebe mensagens de desafios e conquistas. No decorrer do jogo ele é convidado a fazer uma doação para o projeto e ao final ele é induzido a ser um voluntário da CVV — explica.

Palestra

A abertura do HACKATHON contou com duas palestras voltadas ao tema Cidades Inteligentes. Na primeira, o professor Cristoph Hupfer, da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, coordenador do programa de Gestão de Trânsito na Universidade, falou sobre as parcerias desenvolvidas entre os alemães e Brusque, como por exemplo, a estação inteligente Alemã, a Smight, localizada na UNIFEBE.

Logo após, Leonardo Anésio, administrador mestre em Inovação, palestrou sobre o Processo de Inovação. Para ele, inovação é um conceito determinante e sem uma receita mágica.

— Inovar é aprender, onde as ideias são o insumo do processo de inovação, que se tornam negócios — destaca.

Classificação

Eduardo Tomasi

João Paulo Rieg

Arthur Pila