notícias colégio
Notícias
02 de março de 2026
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda abre ano letivo com Aula Magna sobre “A Moda na Era dos algoritmos”

Evento contou com a presença de acadêmicos de todas as fases do curso

O curso de Design de Moda da UNIFEBE abriu oficialmente o ano letivo na última quarta-feira (25), com um debate sobre as inteligências artificiais e seus impactos na profissão do designer de moda. A tradicional Aula Magna foi conduzida pelo professor Fernando Luís Merízio e contou com a presença de acadêmicos de todas as fases do curso.

“Estamos em um momento de intenso avanço tecnológico, no qual a utilização dessas ferramentas tem impactado de forma significativa em diversos campos da sociedade e com a área da Moda não é diferente. Nesse contexto, torna-se fundamental olhar para a indústria criativa da Moda de maneira crítica e reflexiva, fomentando a discussão ética e explorando as potencialidades das inteligências artificiais no fazer profissional do designer de moda”, elucida o professor e convidado.

Nas literaturas, no cinema e nos games, os estudantes foram instigados a vislumbrar caminhos possíveis para o futuro da moda no contexto digital. Além de serem questionados a refletir sobre como as narrativas visuais influenciam o desejo e a identidade, sobre como os games ensinam sobre a construção da estética e da experiência e sobre onde a moda encontra a tecnologia.

O tema da Aula Magna foi um convite aos calouros e veteranos do curso, para olharem para um cenário que já está moldando a criação, o consumo e a comunicação de moda, revela a coordenadora, professora Jô Rosa. “Vivemos tempos em que tudo parece acelerado: tendências que nascem e morrem em semanas, consumo que promete preencher vazios que nem sempre sabemos nomear. Estudar Design de Moda é também treinar um olhar mais raro. O olhar que pergunta: ‘Por quê?’ antes de perguntar ‘quanto custa?’. Um olhar que percebe que uma escolha estética carrega valores, impactos e consequências. Por isso, a Aula Magna é uma proposta de ampliar a sensibilidade e o repertório dos nossos futuros designers.”

A acadêmica Ana Luiza Zottis, da 1.ª fase do curso, já observa o uso da inteligência artificial como uma estratégia de grandes marcas. “Como profissionais teremos que nos adaptar e saber utilizá-la a nosso favor. E saber que a instituição está atenta a isso é muito importante. Além disso, a palestra nos trouxe muitas explicações e questionamentos que, com certeza, servirão de base para pesquisa e aprimoramento ao longo do curso e durante nossa trajetória acadêmica”, completa.

Momento de integração

Na Aula Magna, o curso também promoveu a integração entre calouros e veteranos, recepcionados pelos professores e líderes das turmas.

Confira as fotos do evento:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para Seleção pelo Histórico Escolar

Inscrições abertas para Seleção pelo Histórico Escolar


26 de abril de 2010
Acadêmicos de cursos de Engenharia da UNIFEBE participam de bate-papo com profissionais
Engenharia Química

Acadêmicos de cursos de Engenharia da UNIFEBE participam de bate-papo com profissionais


27 de maio de 2026
Enade 2007 avaliará acadêmicos de Educação Física

Enade 2007 avaliará acadêmicos de Educação Física


23 de agosto de 2007
Skip to content