09 de julho de 2010

Design de Moda da Unifebe expõe no Shopping Gracher

O curso de Design de Moda da Unifebe promove a exposição do trabalho realizado pelas ex-alunas Karoline da Silva e Fernanda Vieira da Cunha, na última edição do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea. Trajes da coleção "A Revelação da Matéria" estarão expostos no Shopping Gracher, em Brusque, de 12 a 25 de julho. A exposição é aberta à visitação do público.

O Santa Catarina Moda Contemporânea é um projeto criado por um grupo de empresas catarinenses que, aliado às universidades que possuem cursos na área de moda, procura ampliar o desenvolvimento da cultura do design e promover a indústria da moda catarinense.

As ex-alunas desenvolveram a coleção para a empresa Tecnoblu, de Blumenau. Durante 10 meses entre 2009 e 2010, o curso de Design de Moda da Unifebe trabalhou no projeto de desenvolver uma coleção para um novo foco de mercado para a Tecnoblu, empresa de Blumenau de tags e etiquetas e uma das fundadoras do projeto SCMC, que pretendia ampliar sua participação. O projeto, desenvolvido pelas acadêmicas do curso escolhidas através de processo seletivo, em 2008, incluiu toda a pesquisa de Mercado e desenvolvimento criativo e produtivo da coleção que é apresentada nesta exposição.

A coleção "A Revelação da Matéria" explora um novo segmento de mercado para a empresa: a malharia, que se mostra bastante competitiva na indústria de confecção catarinense e que precisava receber as graças da Tecnoblu.

As designers Karoline da Silva e Fernanda Vieira da Cunha foram a fundo nas características mais fortes desse segmento: a praticidade e a funcionalidade, procurando traduzir tudo isso numa coleção harmoniosa e muito elegante. Para isso exploraram temas que lembrem elementos minimalistas e que priorizem a funcionalidade e a discrição com elegância.

Claire McCardell, estilista fundadora do activewear Americano, e o artista plástico Brancusi são a fonte de inspiração para a coleção Unifebe para Tecnoblu.  As formas ovais e a construção minimalista de Brancusi aliadas a funcionalidade, praticidade e elegância de Claire McCardell são os elementos que mais se sobressaem na coleção de cores neutras e volumes ora fluidos e soltos, ora estruturados.

Segundo a coordenadora do curso da Unifebe, Graziela Morelli, que também acompanhou o projeto, a construção das peças é resultado de estudos de formas geométricas simples que recebem aplicações de materiais de tags e etiquetas diferenciados com processos de acabamento inovadores da Tecnoblu, e que por vezes interagem com a roupa e o usuário.

A coleção de 15 trajes foi apresentada no dia 20 de março de 2010 em evento final do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea na Green Valley em Balneário Camboriú. Os trajes desta exposição representam uma parte da coleção.

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Rafael Zen

Unifebe lança Campanha de Sustentabilidade no Dia da Água