06 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE conquista segundo lugar no Santa Catarina Moda e Cultura

Acadêmica Maria Eduarda Melo foi premiada com uma viagem para São Paulo e acesso aos desfiles do São Paulo Fashion Week

O curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conquistou o segundo lugar no Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC Moda Amanhã #3. A instituição foi representada pelos acadêmicos de Design de Moda, Clara Bessa, Eduarda de Souza, Hemily Briena Berardi, Marcos Antônio Faria, Maria Eduarda Melo, Victoria Almeida, pelo acadêmico de Design Gráfico, Gabriel Cognaco, e pelas professoras Edna Regina Steinhauser e Caroline Zimmermann.

“Durante oito encontros, estudantes, professores e profissionais do mercado dialogaram sobre o futuro da moda, na busca de ações imediatas, fomentando a indústria e as instituições de ensino com visões estratégicas construídas a partir de diferentes opiniões. Tudo isso, estimulando e servindo de plataforma para a visão criativa de novos talentos da moda catarinense”, explica a professora Edna.

Nos primeiros encontros, os representantes de dez universidades de todo o estado se reuniram em grupos mistos para trocar conhecimento e resolver demandas apresentadas de acordo com a programação. Já na segunda parte do projeto, as universidades tinham como missão desenvolver um projeto de collab entre as empresas que participam e investem no evento.

Para a UNIFEBE coube o desafio de integrar a Coratex, uma empresa de corantes têxteis e o Grupo Cristina, que confecciona roupas para o segmento infantil. Com a pesquisa em mãos, os estudantes, orientados pelas professoras da instituição, sugeriram a aplicação da tecnologia termocrômica, que possibilita a mudança de cor da peça, de acordo com a temperatura, produzida pela Coratex, em um Bucket Hat, desenvolvido pela linha Up Baby do Grupo Cristina.  A ideia era que o produto estivesse disponível em uma coleção cápsula, direcionada para a linha praia, com foco no mercado internacional, divulgando o tema fauna brasileira.

O desafio foi apresentado no dia 28 de outubro, no Centro de Inovação de Blumenau – CIB, e entre as dez universidades participantes, a UNIFEBE conquistou o segundo lugar. “Foi uma experiência enriquecedora trocar conhecimento com alunos de outras universidades, estudar mais o mundo da moda e aprimorar habilidades de comunicação, já que fazíamos entregas de conteúdo diárias em forma de apresentação. Também foi importante aprender mais sobre o mercado, sobre pesquisa de tendências, comportamento e sobre inovação. Participar do SCMC com certeza contribuiu tanto para o meu crescimento profissional como para o meu desenvolvimento pessoal”, enfatizou a acadêmica Maria Eduarda Melo, que recebeu destaque por seu desempenho ao longo de todo o evento.

A estudante foi premiada com uma viagem para São Paulo com acesso aos desfiles do São Paulo Fashion Week, dos dias 9 e 11 de novembro. “Ficamos muito felizes com o resultado do nosso curso e dos nossos estudantes nesse evento. O curso de Design de Moda da UNIFEBE tem galgado esse espaço no estado e em todo Brasil, e o comprometimento dos nossos alunos e professores consolida tudo isso. Parabéns, time, por essa representatividade e por evidenciar que o nosso curso, vai muito além dos tijolinhos da universidade”, salientou a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destaca que o incentivo e o apoio à participação em eventos externos fazem parte da cultura institucional. “Por meio do networking e dessa troca de experiências e conhecimentos que os nossos estudantes visualizam o mercado de trabalho de uma forma mais realística. Isso contribui para que eles também se envolvam com causas transversais e enxerguem a importância do seu futuro profissional para a sociedade. Parabéns aos estudantes, professores e ao curso pela conquista”, conclui Gripa.

O evento

O SCMC Moda Amanhã #3, é um evento que reúne várias indústrias e instituições de ensino técnico e superior de Santa Catarina, em uma jornada para pensar o amanhã da maneira de ensinar, aprender, criar, fazer, comunicar e consumir moda e design.

Confira algumas fotos da participação da UNIFEBE no evento:

Coro abre inscrições para processo seletivo
Egresso