19 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE integrará movimento mundial Semana Fashion Revolution

Ações em prol de uma indústria da moda mais limpa, segura, justa, transparente e responsável serão realizadas na instituição entre os dias 18 e 29 de abril.

O curso de Design de Moda representará o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), no movimento mundial Semana Fashion Revolution, que neste ano será realizada no Brasil, entre os dias 18 e 29 de abril. Para contribuir com a causa, que visa tornar a indústria da moda mais limpa, segura, justa, transparente e responsável, o curso realizará uma série de ações na universidade.

A partir desta segunda-feira (18), está disponível no átrio do Bloco A, a “Rota da Moda Consciente”, com diversos QRcodes, que direcionam para áudios com informações sobre o movimento Fashion Revolution e sobre a indústria da moda. O objetivo da ação é levar a comunidade acadêmica a refletir sobre o consumo de moda mais consciente e responsável.

Os acadêmicos também poderão se engajar com o movimento nas redes sociais. Um cantinho “instagramável” será preparado para que todos possam fotografar e marcar as hashtags do Fashion Revolution em suas publicações. O espaço foi preparado próximo ao Composê e estará disponível até o dia 29 de abril.

Já nesta terça-feira (19), a partir das 19h, no auditório do Bloco F, os estudantes participarão da palestra “Fibras Mais Sustentáveis”, por Made by You. Na conversa, as palestrantes Luana Geiss e Andréia Camilo falarão sobre fibras mais sustentáveis como Cânhamo, Linho, Cana de Açúcar e Plantbased. O intuito do bate-papo é falar sobre as novas possibilidades, para que os acadêmicos conheçam a matéria-prima e disseminem a informação dentro das indústrias têxteis e de confecção da região.

A professora embaixadora docente do Fashion Revolution na UNIFEBE, Gabriela Lenzi, explica que além de todas essas ações, os acadêmicos serão estimulados a utilizar roupas com propostas sustentáveis, como roupas de brechó ou com fibras sustentáveis, por exemplo. “Essa será uma das ações recorrentes que queremos realizar até o dia 29 de abril. Além de vestir os looks, eles também deverão postar em suas redes sociais, marcando as hashtags do movimento. A ideia é que eles expliquem a proposta, disseminem a causa e gerem reflexão acerca das roupas escolhidas. Nosso intuito é que as pessoas percebam que a indústria da moda não deve se resumir à exploração do trabalhador e dos recursos naturais, ela deve ser consciente, limpa e responsável”, complementa Gabriela.

Mallon Gustavo Boteon é acadêmico da 3ª fase do curso e nesta edição do Fashion Revolution é o estudante embaixador do movimento na UNIFEBE. “É uma honra me engajar como acadêmico e futuro profissional em um projeto tão importante para a indústria da moda. Tenho a certeza de que com essas ações faremos as pessoas enxergarem a moda de uma forma mais consciente, valorizando as pessoas por trás das roupas e reafirmando o nosso papel nos impactos socioambientais causados pelo setor”, enaltece Mallon.

Para a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, abordar essas questões na universidade é essencial para a formação de um profissional consciente. “O Fashion Revolution vem para reafirmar o nosso compromisso em não formar apenas mais um designer de moda, mas para que ele chegue ao mercado de trabalho com uma concepção macro do seu papel no mundo. Ao se engajar em movimentos como esse, vemos o que esses jovens esperam do futuro profissional e do nosso planeta”, enfatiza Jô Rosa.

O Fashion Revolution

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A partir disso, o Fashion Revolution iniciou uma campanha para que por meio de pesquisa, informação, educação colaboração e movimentação, conscientize as pessoas sobre os impactos socioambientais do setor, celebre as pessoas por trás das roupas, incentive a transparência e fomente a sustentabilidade.

Atualmente mais de 100 países se engajam voluntariamente em ações para que a Semana Fashion Revolution seja realizada em todo o mundo.

Acadêmicos revitalizam espaços em escolas de Brusque
Executa

Acadêmicos revitalizam espaços em escolas de Brusque

31 de agosto de 2018