29 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Doação de mantas e edredons de acadêmicos da UNIFEBE beneficia Centro POP

Grupo ainda conheceu mais sobre o trabalho feito na instituição

O Centro POP de Brusque, especializado no atendimento de pessoas em situação de rua, foi o escolhido para receber uma doação de mantas e edredons. A entrega dos mais de 40 itens foi feita por funcionários da UNIFEBE e integrantes da Associação Atlética Acadêmica de Medicina. Em média foram 85 atendimentos mensais no local ao longo de 2023, segundo os dados internos.

A campanha Aqueça o Inverno de Alguém, como descreve a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, é uma iniciativa, que busca a aproximação com a comunidade e a promoção do bem social. Doações para a campanha podem ser feitas na UNIFEBE, rua Vendelino Maffezzolli, 333, bairro Santa Terezinha. “A comunidade costuma colaborar com a arrecadação e, com isso, conseguimos beneficiar instituições que prestam um serviço tão necessário, como o Centro POP”, indica.

O senso de solidariedade e respeito gerado pela ação é destacado pela supervisora de Extensão da UNIFEBE, professora Angela Sikorski Santos, que acompanhou a entrega dos itens. Ela reconhece a capacidade de atendimento de pessoas em situação de rua e famílias que buscam o Centro e reforça a necessidade de mais doações para o espaço.

“Acredito que essa ação contribuiu imensamente devido à alta demanda que o Centro POP possui, demanda essa que me deixou bastante sensibilizada, pois eu sabia da existência dessa demanda, porém não esperava que fosse tão alta”, descreve.

Suporte é essencial
Além da UNIFEBE, iniciativas como o Coletivo Quero Impacto e o Centro de Direitos Humanos, também organizam doações e momentos de convivência com os acolhidos no espaço. A percepção de demanda tanto de materiais para complemento do quanto de voluntários para atuar no espaço é relatada pelo acadêmico Lucas Braga, da terceira fase de Medicina.

De acordo com ele, a ação ajudou a saber mais sobre os serviços oferecidos no espaço. O acadêmico se definiu como impressionado com a atuação interna e participação em ações sociais. Para ele, ações como a feita pelo grupo contribuem para reduzir as demandas materiais e geram bem-estar para as pessoas atendidas.

“É essencial oferecer suporte especializado às pessoas em situação de rua, já que suas necessidades raramente são atendidas por serviços gerais. Estou feliz por fazer parte de algo significativo na vida dos que mais precisam. Espero que a Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Brusque tenha cada vez mais oportunidades de atuar nas necessidades da comunidade”, projeta.

Além do material
Atuando com o grupo diverso de pessoas que busca o Centro todos os dias, o assistente social e coordenador do Centro POP, Marcelo Alexandre de Freitas Rodrigues, afirma que a ação tem reflexos para além dos bens materiais. Segundo ele, a valorização de internos e servidores também supera uma barreira social.

“Esse segmento populacional, muitas vezes, se sente isolado. Na maioria das vezes são vistos como dependentes químicos, perigosos e outros adjetivos, muitas vezes pejorativos e passam a perceber que há outros olhares. Os objetos são importantes, mas uma de nossas maiores carências, diz respeito à convivência, refletindo em muito no bem-estar dessas pessoas”, descreve o coordenador.

Na avaliação dele, a entrega foi um “momento ímpar”, por permitir tanto compartilhar sobre os atendimentos prestados, quanto pelo momento de interação entre grupos tão diferentes. “Com a chegada das doações, mais do que a importância dos edredons para assegurar proteção, foram as mãos que os doaram e entregaram, demonstrando amor, causando não só aos usuários acolhida, como também aos servidores, uma vez que tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco do nosso trabalho, saindo da invisibilidade”, relata.

Unifebe amplia atendimentos do Natal Solidário

01 de dezembro de 2006
Universidade Aberta de Lisboa lança intercâmbio virtual para acadêmicos de Processos Gerenciais
Processos Gerenciais