A edição do Café com Mercado realizada para os acadêmicos de Design Gráfico da UNIFEBE permitiu uma imersão na área de design de superfícies de estampas. O encontro contou com a participação de Marina Marques, egressa do curso e responsável pelo desenvolvimento de novos tecidos e análises para criação gráfica no setor.
A experiência de participação na programação proporcionou aos acadêmicos, como Glaucia Helena Lopes Ramos, a oportunidade de conhecer os desafios, aprendizados e a evolução da palestrante. Segundo a acadêmica da 4.ª fase, o formato da atividade proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre o ramo de atuação, que ela considera repleto de oportunidades na região.
“Podemos entender sobre os desafios e as possibilidades de rumos que podemos seguir para nos dedicar aos estudos sobre o assunto, o que é muito importante para quem não sabia por onde começar”, descreve. “O aprendizado abre muitas portas para os estudantes”, avalia a acadêmica, salientando a possibilidade de interação com as diferentes áreas de atuação.
O Café com Mercado é descrito pelo coordenador do curso, professor Thiago dos Santos, como um espaço criado para proporcionar os estudantes da rotina das diferentes áreas de atuação profissional. Ele exemplifica com a participação de uma profissional, atuante em um setor tão presente na economia e na cultura regionais.
“A temática do design de superfície têxtil é importante porque amplia o entendimento dos alunos sobre campos de atuação, processos de criação e demandas reais do setor”, descreve. “A participação da Marina Marques contribui para que os estudantes conheçam as etapas de trabalho, as formas de organização e as práticas que fazem parte dessa área. Esses encontros fortalecem a formação, atualizam o olhar dos alunos e ajudam na construção de escolhas profissionais mais conscientes”.
Segundo a professora Arina Blum, o setor têxtil apresenta uma grande demanda por profissionais capacitados para atuarem no design têxtil e na estamparia na região de Brusque. De acordo com ela, o formato da atividade também favoreceu a troca de experiências entre os participantes.
“Uma conversa, como a que foi realizada com a Marina Marques, traz, para perto dos acadêmicos, visões mais amplas sobre a atuação do designer. Como egressa, Marina também comentou sobre a importância da vivência acadêmica na formação e na consolidação profissional”, descreve.
Filmes publicitários
Na edição de outubro da programação, voltada aos acadêmicos de Publicidade e Propaganda, o convidado foi Darlan Serafini, da Prime Filmes. O profissional já realizou campanhas para marcas como Havan, Sesc – SC, Sicredi, Tigre Raízen Combustíveis e dirigiu documentários e curtas. Entre os destaques do trabalho estão produções como “Expedições à Cidade Scheneeburg”, “Vozes do Meu Vale” e “Nas mãos de Deus”.
O profissional aproveitou a programação para detalhar sua trajetória profissional, de mais de 20 anos no mercado. Ele também apresentou algumas técnicas adotadas para aproximar a estratégia de comunicação da emoção e da narrativa necessárias para os trabalhos.
Para a acadêmica da 4.ª fase de Publicidade e Propaganda, Maria Fernanda Andrade Assimk da Rosa, a troca de experiências proporcionada pela programação está entre as melhores edições da atividade promovida para o curso. O motivo, indicado por ela, é a profundidade com que os temas foram abordados pelo convidado da noite.
Segundo Maria Fernanda, o encontro foi uma oportunidade de aprofundar conhecimento sobre o processo criativo e técnico relacionado à produção de materiais audiovisuais. A programação também foi um momento de revisitar, em uma abordagem mais prática, os temas relacionados à produção de conteúdo, que ela já havia abordado ao longo do semestre.
Ela projeta que o tema tem aumentado sua importância no mercado profissional e que a interação possibilitou aprender e refletir sobre os efeitos das mudanças nas estratégias aplicadas ao mercado publicitário. A acadêmica ressalta que os temas abordados seguirão em crescimento em relação à sua importância para o setor, e o debate promovido está alinhado a essa nova realidade.
“A forma como o audiovisual se encaixa nas campanhas publicitárias, especialmente diante das mudanças rápidas nas mídias sociais e plataformas de streaming, foi marcante. Isso me ajudou a entender que o conteúdo precisa ser pensado de maneira mais criativa para engajar para se destacar”, descreve.