notícias colégio
Notícias
18 de novembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Design de superfícies e filmes publicitários são debatidos durante edições do Café com Mercado

Atividade é voltada aos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda

A edição do Café com Mercado realizada para os acadêmicos de Design Gráfico da UNIFEBE permitiu uma imersão na área de design de superfícies de estampas. O encontro contou com a participação de Marina Marques, egressa do curso e responsável pelo desenvolvimento de novos tecidos e análises para criação gráfica no setor.
A experiência de participação na programação proporcionou aos acadêmicos, como Glaucia Helena Lopes Ramos, a oportunidade de conhecer os desafios, aprendizados e a evolução da palestrante. Segundo a acadêmica da 4.ª fase, o formato da atividade proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre o ramo de atuação, que ela considera repleto de oportunidades na região.
“Podemos entender sobre os desafios e as possibilidades de rumos que podemos seguir para nos dedicar aos estudos sobre o assunto, o que é muito importante para quem não sabia por onde começar”, descreve. “O aprendizado abre muitas portas para os estudantes”, avalia a acadêmica, salientando a possibilidade de interação com as diferentes áreas de atuação.
O Café com Mercado é descrito pelo coordenador do curso, professor Thiago dos Santos, como um espaço criado para proporcionar os estudantes da rotina das diferentes áreas de atuação profissional. Ele exemplifica com a participação de uma profissional, atuante em um setor tão presente na economia e na cultura regionais.
“A temática do design de superfície têxtil é importante porque amplia o entendimento dos alunos sobre campos de atuação, processos de criação e demandas reais do setor”, descreve. “A participação da Marina Marques contribui para que os estudantes conheçam as etapas de trabalho, as formas de organização e as práticas que fazem parte dessa área. Esses encontros fortalecem a formação, atualizam o olhar dos alunos e ajudam na construção de escolhas profissionais mais conscientes”.
Segundo a professora Arina Blum, o setor têxtil apresenta uma grande demanda por profissionais capacitados para atuarem no design têxtil e na estamparia na região de Brusque. De acordo com ela, o formato da atividade também favoreceu a troca de experiências entre os participantes.
“Uma conversa, como a que foi realizada com a Marina Marques, traz, para perto dos acadêmicos, visões mais amplas sobre a atuação do designer. Como egressa, Marina também comentou sobre a importância da vivência acadêmica na formação e na consolidação profissional”, descreve.

Filmes publicitários
Na edição de outubro da programação, voltada aos acadêmicos de Publicidade e Propaganda, o convidado foi Darlan Serafini, da Prime Filmes. O profissional já realizou campanhas para marcas como Havan, Sesc – SC, Sicredi, Tigre Raízen Combustíveis e dirigiu documentários e curtas. Entre os destaques do trabalho estão produções como “Expedições à Cidade Scheneeburg”, “Vozes do Meu Vale” e “Nas mãos de Deus”.

O profissional aproveitou a programação para detalhar sua trajetória profissional, de mais de 20 anos no mercado. Ele também apresentou algumas técnicas adotadas para aproximar a estratégia de comunicação da emoção e da narrativa necessárias para os trabalhos.
Para a acadêmica da 4.ª fase de Publicidade e Propaganda, Maria Fernanda Andrade Assimk da Rosa, a troca de experiências proporcionada pela programação está entre as melhores edições da atividade promovida para o curso. O motivo, indicado por ela, é a profundidade com que os temas foram abordados pelo convidado da noite.
Segundo Maria Fernanda, o encontro foi uma oportunidade de aprofundar conhecimento sobre o processo criativo e técnico relacionado à produção de materiais audiovisuais. A programação também foi um momento de revisitar, em uma abordagem mais prática, os temas relacionados à produção de conteúdo, que ela já havia abordado ao longo do semestre.

Ela projeta que o tema tem aumentado sua importância no mercado profissional e que a interação possibilitou aprender e refletir sobre os efeitos das mudanças nas estratégias aplicadas ao mercado publicitário. A acadêmica ressalta que os temas abordados seguirão em crescimento em relação à sua importância para o setor, e o debate promovido está alinhado a essa nova realidade.

“A forma como o audiovisual se encaixa nas campanhas publicitárias, especialmente diante das mudanças rápidas nas mídias sociais e plataformas de streaming, foi marcante. Isso me ajudou a entender que o conteúdo precisa ser pensado de maneira mais criativa para engajar para se destacar”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Entrevista para a Função de Analista de Recursos Humanos – 06/10/2009

Entrevista para a Função de Analista de Recursos Humanos – 06/10/2009


06 de outubro de 2009
UNIFEBE promove oficina virtual de confecção de máscaras de tecido
Design de Moda

UNIFEBE promove oficina virtual de confecção de máscaras de tecido


09 de abril de 2020
Curso de Publicidade e Propaganda organiza grupo de estudos sobre cinema
UNIFEBE

Curso de Publicidade e Propaganda organiza grupo de estudos sobre cinema


23 de julho de 2015
Skip to content