04 de abril de 2011

Dezenas de pessoas tiram dúvidas sobre Imposto de Renda

Várias pessoas foram até o Shopping Gracher na manhã de sábado, 2 de abril, tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) com os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Cerca de 20 alunos participaram da ação "Tire suas dúvidas".

Além de prestar esclarecimentos à comunidade sobre a declaração, os acadêmicos distribuíram material explicativo sobre o assunto. "A atividade foi bem aproveitada. O pessoal está mesmo tirando suas dúvidas. Eles chegam com sua pergunta pronta devido ao anúncio que ouviram na rádio", explicou o professor de Contabilidade Tributária, Rafael Bononomi, responsável pela ação junto com a professora Márcia Maria Junkes.

Além dos dois professores e dos estudantes, marcaram presença no evento os pró-reitores de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, supervisora de extensão, Ana Paula Bonatelli Uller e o professor Wagner Dantas de Souza.

Dúvidas esclarecidas
Vitalina Carminatti, 58 anos, chegou ao Shopping Gracher com vários papéis em mãos. Cada um representava uma dúvida a respeito do IRPF. Entre elas, estava a suspeita de que deveria declarar os bens do marido, já falecido. "Assim que soube da ação vim rápido para tirar as dúvidas sem ter que pagar um contador. Fiquei aliviada pela informação de que não vou precisar declarar", disse Vitalina.

Já o funcionário da Secretaria da Agricultura, Alcides Antônio Seberino, 50 anos, não sabia como o terreno, imóvel e o veículo seriam incluídos na declaração. "Agora sei como declarar", revelou ele, logo após ter sido atendido pelos acadêmicos. Quem procurou o auxílio também foi o tecelão João Bambinetti, 46 anos. "Vim me informar", falou Bambinetti.

Além de promover o esclarecimento sobre a declaração, a atividade também auxiliou no aprendizado dos alunos. Para o acadêmico Vitor Cardoso dos Santos, 20 anos, a ação reforça os assuntos vistos em sala de aula. "Quando nos é questionado algo que não sabemos, vamos atrás do professor. Isso também amplia nosso conhecimento", frisou.

A estudante Tábita Luana Maestri, 22 anos, que já trabalhou na Receita Federal, afirmou que o questionamento mais frequente é sobre a necessidade da declaração. "Por mais que se fale do assunto na mídia, muitas vezes as pessoas não entendem. Aqui, através do contato individual, elas têm a explicação específica sobre suas dúvidas", ressaltou.

A mãe de uma acadêmica, Andresa Aparecida Zorrer Sapelli, que também passou pelo local durante a atividade, avaliou como positiva a ação. "Achei bem importante, pois o cidadão que tem dúvida pode esclarecer com essa juventude", acentuou.

Declarações devem ser feitas até 29 de abril
O professor Rafael Bononomi explicou que as declarações de Imposto de Renda Pessoa Física devem ser feitas até o último dia útil de abril do ano seguinte. Ou seja, o prazo final para encaminhar à Receita Federal a declaração de 2010 é 29 de abril. "Se o cidadão não fizer a declaração, a Receita Federal vai bloquear o CPF – Cadastro de Pessoa Física. Assim, ele não conseguirá mais movimentar o dinheiro em banco, pegar empréstimos e terá dificuldades no mercado", pontuou. "Se a pessoa estiver obrigada a declarar e não o fizer, pagará uma multa. Às vezes, ela teria condições de restituir o dinheiro que pagou durante o ano, mas por não declarar, além de não conseguir a restituição, acaba pagando multa", completou.

O professor ainda lembrou que na dúvida, os contribuintes devem procurar ajuda, como nas assessorias de contabilidade.

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

UNIFEBE doa bolas e camisetas para escola pública

21 de março de 2012
Comunicado nº 21/11 – Resultado final para vaga de Auxiliar de Recursos Humanos