04 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado na Unifebe

Nesta sexta-feira, dia 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de se produzir e manter um ambiente sustentável, a Unifebe planeja para o mês de junho uma série de atividades que envolverão não apenas a comunidade acadêmica, mas também a população em geral, sempre convidada a participar dos eventos promovidos pela Instituição.

Já no início de junho foram feitas exposições e apresentações de trabalhos ligados ao tema, desenvolvidos por acadêmicos da oitava fase de Ciências Contábeis e da primeira fase de Engenharia de Produção. A Instituição também integra a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Brusque, com a realização de diversas ações.

Nos dias 3 e 4 a Unifebe esteve presente no Pavilhão da Fenarreco participando de um evento organizado pela Sesc – Serviço Social do Comércio. Na ocasião foram apresentados os materiais institucionais em papéis reciclados utilizados pela Instituição, feita a exposição de sacolas ecológicas e oficinas a partir de materiais reutilizáveis.

A Instituição também lançou um concurso de redação e desenho com o tema "Meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar", destinado aos alunos do Ensino Fundamental das redes pública e privada do município. As inscrições devem ser feitas pelas crianças nas secretarias das escolas até o dia 19 de junho. O concurso terá a colaboração de acadêmicos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia, responsáveis pelas avaliações, e do curso de Design de Moda, que irão desenvolver parte da premiação.

Já os cursos de Tecnologia em Produção Têxtil e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica planejam para o dia 10, uma palestra ministrada pelo professor Jair Moraes Filho, sobre o "Lixo: efeitos sobre o ecossistema, reciclagem e produção de energia".

O curso de Administração prepara para o dia 19 uma mesa redonda sobre "Causas e conseqüências da tragédia das chuvas em Brusque", com mediação do professor Nilton Bruno Tomelin. Os demais membros da mesa serão divulgados em breve.

"Estas ações reforçam a relevância da data, mas vale destacar que a Unifebe promove durante todo o ano letivo diversas atividades ligadas ao meio ambiente, sejam estas feitas através dos cursos de graduação, pós-graduação ou de extensão. Esta é uma preocupação cotidiana da Instituição, uma responsabilidade com o desenvolvimento que promova a qualidade de vida da sociedade", afirmou a supervisora de extensão, Glaucia Marian Tenfen.

Interessados em obter detalhes sobre a programação, como locais e horários, devem entrar em contato com a Proppex – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão através do e-mail proppex@unifebe.edu.br ou ainda pelo telefone 47 3211 7227.

Meio ambiente

Foto: Lisiane Moraes
Texto: Daniela Burgonovo

Acadêmicos da Instituição viajam para São Paulo