Fotos, vídeos, entrevistas e um pouco da história do Direito em Brusque, assim será a Galeria Virtual que homenageará os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque. O projeto de extensão, que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos da 1ª fase de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), possibilitou que os estudantes conhecessem melhor o funcionamento, a estrutura e a ligação entre a OAB local, estadual e nacional.
Segundo a coordenadora do curso, professora Anna Mattoso, para criar a galeria os acadêmicos entrevistaram alguns advogados ex-presidentes da OAB, que explicaram sobre a importância da instituição e da ética na profissão. Os alunos tiveram acesso ao Estatuto e ao Regulamento da OAB e ao Código de Ética.
Em conversa com o doutor Eder Gonçalves, que narrou sua experiência como conselheiro no Tribunal de Ética da seccional em Florianópolis, representando a Subseção de Brusque, eles também aprenderam como funcionam as punições para a falta de ética no exercício profissional.
“Tem sido um projeto de introdução à profissão para os estudantes que acabaram de entrar na universidade, e também uma forma de valorizarmos os nossos egressos que se destacaram no mercado de trabalho e deixaram um legado para o Direito em Brusque”, enfatiza a coordenadora de Direito da UNIFEBE, professora Anna Mattoso.
Maycon Machado Pereira é acadêmico da 1ª fase do curso de Direito e percebeu, por meio do projeto, que escolheu certo a sua formação. “Esse contato com os advogados formados e com a Ordem dos Advogados do Brasil foi de extrema importância para visualizarmos a nossa futura profissão, com suas dificuldades, nossos deveres e, principalmente, as responsabilidades inerentes à nossa função. Foi uma troca de grande aprendizado pessoal e profissional”, salienta Maycon.
A galeria virtual criada pelos estudantes será disponibilizada no site da OAB Subseção Brusque e no site da UNIFEBE. A página será publicada e apresentada durante o tradicional Simpósio de Direito, em novembro deste ano.
Curricularização da Extensão
O projeto desenvolvido pelo curso de Direito faz parte da Curricularização da Extensão. Constituído por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.
De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia da Silva, e o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explicam que o objetivo da Curricularização da Extensão é estimular a formação cidadã dos estudantes de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, articulando ensino, extensão e pesquisa.
“O intuito é promover intervenções, por meio de projetos, programas, cursos e oficinas, eventos e até prestação de serviços, que envolvam diretamente o estudante com a comunidade externa. Essas ações precisam estar vinculadas à formação do aluno e devem viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, salienta Edineia.
As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou neste semestre a ser implantada pela UNIFEBE, que aplicou com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Durante a pandemia do novo coronavírus os trabalhos foram desenvolvidos via take-home, método de ensino adotado com êxito pela instituição.