31 de outubro de 2013

Direito é 6 º lugar no ranking dos aprovados do Exame da OAB- SC

O curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE está em 6º lugar no ranking catarinense dos aprovados no X Exame da Ordem Unificado. O ranquiamento leva em consideração as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado onde 10 ou mais egressos participaram da prova.

Dos 81 bacharéis da UNIFEBE que se inscreveram 34 foram aprovados, representando 44,74%. A UNIFEBE ficou à frente no ranking de instituições como Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade da Região de Joinville (Univille – campus Joinville e São Bento do Sul), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul – campus Araranguá, Ilha Centro) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali – campus Tijucas e Itajaí).

A lista de aprovação divulgada pela OAB demonstra o resultado dos egressos de mais de 1.200 universidades, faculdades e centros universitários de todo o país. A média nacional de aprovação do X Exame, realizado no primeiro semestre de 2013, foi de 28,07%

.
O coordenador do curso, José Carlos Schmitz, enalteceu o desempenho dos acadêmicos que participaram do exame. “Ficamos muito felizes com o resultado obtido pelos acadêmicos no exame da ordem, isso só consolida o trabalho que é realizado durante todo o curso. E o fato de ficar à frente de muitos cursos de instituições maiores, mostra a nossa qualidade”, afirmou.
Ele ainda enfatizou que o curso de Direito tem como meta o aperfeiçoamento constante, e também o preparo dos acadêmicos para esse tipo de prova.

O exame

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Exame de Ordem Unificado ou Exame de Ordem, é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito no Brasil, por meio do qual demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia. O exame é organizado pela própria Ordem dos Advogados do Brasil.

No exame, que é realizado três vezes por ano, são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira prova é objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões. Atualmente, a instituição responsável pelo exame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já foram realizadas dez edições unificadas do exame da OAB

Texto: Elizandra Damasceno

Segurança no trânsito e direção defensiva ganham destaque durante o maio amarelo

19 de maio de 2016