23 de março de 2010

Direito da Unifebe realiza palestra sobre corrupção

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque promoveu nos dias 22 e 23 de março, a Aula de Apresentação do curso de Direito, com a palestra "O que você tem a ver com a corrupção?", ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina de Joinville, Affonso Ghizzo Neto. Na noite de segunda-feira, o evento aconteceu no Anfiteatro da Unifebe, no Centro, e na terça-feira, às 8h, no Auditório do Bloco C no campus do bairro Santa Terezinha.

A coordenadora do curso de Direito, profª. Thaís Vandresen, destacou que esta aula inaugural foi planejada no intuito de desejar aos professores e acadêmicos as boas-vindas. Ela justificou a escolha do tema do evento, dizendo: "Um dos maiores desafios do profissional do Direito é lutar por um poder judiciário mais ético e combater a corrupção em todos os níveis. Temos ainda o desafio de recuperar a capacidade disciplinar e a coragem de manter, a qualquer custo, a postura ética e comprometida com um formato de justiça que justifique toda a nossa caminhada".

O professor do curso e assessor jurídico da Instituição, Ronaldo Uller, no ato representando a reitora, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, acrescentou: "O tema de abertura desta noite talvez seja um dos mais importantes da sociedade brasileira atual. Vivemos num país, dia após dia, com noticiários cheios de escândalos de corrupção, nas mais altas esferas da República. Acreditamos que o caminho para reverter esta situação é a Educação, uma Educação que aponte para a cidadania responsável e prepare o país para o futuro".

O promotor de Justiça iniciou a palestra instigando os acadêmicos, ao declamar as primeiras estrofes da letra da música "Que país é este?", de autoria da banda Legião Urbana. Durante seu pronunciamento, Ghizzo Neto falou da importância em se conscientizar as pessoas sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, elencando ainda atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter dos indivíduos. Ele despertou reflexões e discussões sobre o tema proposto, a partir da citação de exemplos de corrupção e apontando soluções para estes problemas.

O evento contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann, que também é professor da Unifebe, além de outros professores do curso, acadêmicos e convidados.

O palestrante
Affonso Ghizzo Neto é bacharel em Direito e mestre na área de Filosofia do Direito. É promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina, desde 1998. Atuou como promotor Titular nas Comarcas de Descanso, Porto União, Chapecó e atualmente, está em Joinville. É autor dos livros "Anotações à Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997" e "Improbidade Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal: Conexões Necessárias". Leciona em diversas Instituições de Ensino e foi coordenador da I Semana da Cidadania: "Um Movimento pela Vida", nas cidades de Itapiranga, Belmonte, Santa Helena, Descanso e Dionísio Cerqueira, em 2000. Também coordenou a campanha "Não Bata Punir, é Preciso Recuperar", em 2001, a II Semana da Cidadania "Um movimento pela Vida", em Irineópolis, Matos Costa e Porto União, em 2002. Idealizou o site Corrupção Brasil.

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Lisiane Moraes e Nubia Abe

80 anos do Maestro Edino Krieger

14 de março de 2008
Resultados dos Estágios Supervisionados realizados na Educação Infantil do município são apresentados pelas acadêmicas de Pedagogia