notícias colégio
Notícias
20 de outubro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Disciplina do curso de Medicina da UNIFEBE prepara acadêmicos para realizarem procedimentos com gesso em fraturas

Imobilização da área danificada é essencial para a restauração do osso

Quando um osso é fraturado, é comum o uso de imobilizações ortopédicas na área lesionada. O objetivo é restringir os movimentos no foco da fratura no intuito de diminuir dor, inchaço e possíveis complicações, como, por exemplo, causar mais danos nas regiões vizinhas do osso, como vasos sanguíneos, nervos e outros tecidos que rodeiam a região afetada. A maioria das fraturas devem ser adequadamente imobilizadas até ser decidido entre o tratamento cirúrgico e o não cirúrgico. Dessa forma, a habilidade e conhecimento de indicar e realizar tal imobilização deve ser adquirida no decorrer da faculdade de medicina.

Acadêmicos da 5ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE aprendem na aula de “imobilizações gessadas para o médico generalista”, da disciplina de Dor no Aparelho Locomotor, com os professores Henrique Soares de Figueiredo e Gilberto Iwamoto, as competências necessárias para realizar o diagnóstico adequado, realizando o primeiro atendimento e sua adequada imobilização ao paciente com trauma ortopédico.

O professor Henrique afirma que a aula atrai grande interesse por parte dos alunos. “Estou seguro que os médicos formados pela UNIFEBE estarão aptos a fazer o adequado tratamento inicial e encaminhamento dos pacientes ao colega ortopedista quando necessário. Nossos acadêmicos ao final da apresentação do conteúdo e da prática, demonstram conhecimento e destreza suficiente para realizar os objetivos propostos. É algo muito importante em sua futura profissão”, garante.

A disciplina é a preferida da acadêmica Larissa Brogni. Para a futura médica, a imobilização e a ortopedia são fatores essenciais por estarem no cotidiano dos médicos generalistas. “Gostei muito de aprender a realizar o procedimento, pois eu não tinha nem ideia de como proceder nessa situação e agora sei. Mesmo ainda não sendo formada, já posso ajudar pessoas que sofreram fraturas e orientá-las”, comemora Larissa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Sistemas de Informação apresentam trabalhos finais

Acadêmicos de Sistemas de Informação apresentam trabalhos finais


07 de julho de 2011
Está aberta a Semana de Educação Física

Está aberta a Semana de Educação Física


20 de setembro de 2011
Classificados para a 3ª etapa do Proc. Sel. Técnico-Administrativo para a função de Secretário II

Classificados para a 3ª etapa do Proc. Sel. Técnico-Administrativo para a função de Secretário II


27 de março de 2009
Skip to content