17 de maio de 2017

“Disco – Anos 70” embala 7º Desfile das Costureiras

Embalado pelo tema “Disco – Anos 70”, o 7º Desfile das Costureiras promete muito glamour e homenagens na passarela da Sociedade Santos Dumont, a partir das 19h30, do dia 25 de maio.

Para valorizar essas profissionais que tanto se dedicam pela indústria do vestuário, no Dia da Costureira as protagonistas do evento deixam de lado os bastidores e sobem ao palco, atraindo todos os holofotes.

O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest) com o apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

Dia de homenagem

Coletiva_de_imprensa_desfile_das_costureiras_02Nesta edição, cerca de 70 costureiras desfilarão looks desenvolvidos pelos acadêmicos da UNIFEBE e do Senai e pelas próprias profissionais do setor. A ação faz parte do projeto “Costurar está na Moda”.

Segundo a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, o desfile busca justamente valorizar o profissional da costura que é tão importante para a cadeia têxtil.

— A profissão de costureira é muito nobre porque todos nós somos beneficiados e, por mais automação que a gente venha a ter, essa profissão jamais será substituída por máquinas. Esse desfile surgiu justamente para isso: reverenciar a importância dessa profissão. Esperamos que cada vez mais profissionais queiram fazer parte desse meio e se interessem por essa área — afirma.

Para a presidente do Sindivest, Rita Cássia Conti, é com muita felicidade que as entidades lançam mais uma edição do evento.

— Realmente precisamos aplaudir e valorizar esse trabalho que é feito em benefício de nossa comunidade. É dia de valorizar essa profissão fundamental para a cadeia têxtil. Destaco também o associativismo, que é isso que estamos fazemos hoje, unindo forças em prol de um bem comum — conta.

Além de desenvolver uma coleção temática, inspirada nos anos 70, o curso de Design de Moda da UNIFEBE também proporcionará um dia de transformação para as suas modelos, em uma parceria firmada com o Centro Acadêmico Cristiano Pinheiro.

— Nesta edição, participamos com os acadêmicos da 5ª fase. Eles assumiram o desafio junto à coordenação do curso para proporcionar esse belo momento às costureiras. Também conseguimos viabilizar uma parceria com o centro acadêmico Cristiano Pinheiro para embelezar nossas homenageadas no dia do desfile. Elas ganharão uma transformação e desfilarão com os vestidos desenvolvidos pelos nossos alunos — explica o coordenador Rodrigo Zen.

A professora Rosani Pereira Marcarini do Senai, destaca o envolvimento da entidade no Desfile.

— Este ano direcionamos nossos trabalhos com o objetivo de valorizar essa profissão que é tão importante no ramo da indústria. Com isso conseguimos envolver nossos cursos de Desenhista em Produto de Moda e Confeccionador de Moldes e Roupas no desenvolvimento de uma coleção toda voltada à temática. Nossos alunos trabalharam os desenhos, a modelagem e também foram em busca dessas profissionais para costurarem essas peças desenvolvidas por eles e desfilarem no dia 25 — conta.

Além do desfile, o Senai deixará à disposição dos visitantes um estúdio fotográfico e apresentará uma exposição de trajes típicos da cultura alemã.

Os convites para o desfile são gratuitos e podem ser obtidos com as entidades parceiras do evento.

7º Desfile das Costureiras

Dia: 25/05

Local: Sociedade Santos Dumont

Entrada: Convites distribuídos pelo Sintrivest, Sindivest, pelas costureiras e pelos alunos da UNIFEBE e Senai