Pensada para proporcionar o máximo de experiência e contato com as diversas formas de atuação dos profissionais, a Semana Acadêmica do curso de Psicologia da UNIFEBE contou com três dias de atividades. A programação foi organizada pelo Centro Acadêmico com apoio da coordenação do curso e coordenação de Estágio.
“A Psicologia no contexto hospitalar: Experiências e desafios”, foi a palestra organizada para o primeiro dia de Semana Acadêmica. Já na segunda noite de programação, os acadêmicos tiveram uma série de oficinas, abordando diferentes atuações profissionais. A modalidade on-line, organizacional, do esporte, infantil e jurídica tiveram psicólogos atuantes compartilhando as suas experiências. O encerramento da programação teve como tema “Diálogos em Saúde Mental: A integração entre Psicologia e Psiquiatria”.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins salienta a busca por aproximar os acadêmicos das diversas áreas que a Psicologia pode assumir no contexto do mundo de trabalho. “Acadêmicos e acadêmicas tiveram a oportunidade de verificar várias formas de atuação dentro na área da psicologia. De uma forma geral, o projeto foi muito positivo, teve feedbacks positivos e com envolvimento muito grande dos alunos”, descreve.
Segundo ela, a interatividade proporcionada pelo evento foi outro ponto positivo da programação. “Tivemos 90% de participação dos acadêmicos e acadêmicas ao longo dos três dias da programação. Além, é claro, de contar também com o momento de confraternização e de maior vínculo entre docentes, discentes entre as turmas”.
Programação rica
Na avaliação da acadêmica da 6.ª fase do curso, Joice Mara Becker, a programação foi rica pelo conteúdo e variedade de experiências e áreas de atuação dos profissionais convidados. De acordo com ela, com a Semana Acadêmica foi possível avaliar com mais clareza as áreas de interesse e conhecer a visão de profissionais sobre a atividade prática no setor.
Com uma atenção especial à área organizacional, ela acredita que programação colaborou para conhecer mais experiências. “Foi a primeira vez que tive esse contato com vários profissionais da psicologia que atuam com diferentes abordagens e temáticas, com públicos diferentes também. Eu acho muito interessante e muito importante termos esse contato, essa experiência durante a graduação, porque além de nos auxiliar a compreender tudo a que a psicologia pode alcançar, pode atingir, consegue ter uma base daquilo com que a gente se identifica como profissional”, descreve.