Como fazer uma comunicação inclusiva e que represente a diversidade do público? Esta foi a questão central das atividades realizadas durante a Curricularização da Extensão dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE deste semestre. Para trabalhar o tema com os futuros profissionais da área criativa, os cursos convidaram o mestre em Design e especialista em Sexualidade e Gênero, Felipe Petik Pasqualotto, que diretamente de Berlim ministrou uma palestra virtual sobre Comunicação, Design e Diversidade. Em sua fala, Felipe apresentou a importância das marcas desenvolverem designs e comunicações inclusivas, que gerem pertencimento e representem os vários aspectos e perfis de público.
Após a apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com Felipe, esclarecendo dúvidas e aprofundando a discussão sob a condução dos professores presentes. Na sequência, os acadêmicos continuaram a refletir sobre os temas com os seus respectivos colegas de curso, sendo instigados a desenvolver soluções inovadoras para as problemáticas identificadas. As apresentações foram realizadas em formato Pitch, com um tempo limite de até três minutos para cada equipe defender suas soluções em Design e Publicidade. “É importante ressaltar que todos os estudantes acompanharam as defesas de cada equipe em todas as fases do processo, promovendo a socialização do conteúdo e a observação das diferenças nas soluções apresentadas”, destaca a coordenadora da Curricularização da Extensão de Publicidade e Propaganda, professora Denise Maria Sapelli.
As apresentações foram avaliadas por uma banca formada por professores da instituição e profissionais do mercado. A banca responsável por avaliar as equipes de Design Gráfico foi composta pelos professores Pedro Aceti, Alexssandra da Silva Fidelis e pelo diretor de Criação da Free Multiagência, Lucas Gonçalves. Já a banca de Publicidade e Propaganda contou com a participação das professoras Denise Maria Sapelli, Roberta Del-Vechio, Gabriela Poltronieri Lenzi e pela representante da ZHF Mídia Digital, Amabille Trombelli.
Criatividade e inclusão
O grupo do acadêmico João Victor Fidelis, da 6.ª fase de Design Gráfico, desenvolveu um protótipo de game para smartphone para as pessoas obtiverem mais informações sobre a comunidade LGBTQIAPN+. O jogo de perguntas e respostas apresenta uma série de temas, como esporte, história e geografia e, ao selecionar uma resposta, seja ela verdadeira ou falsa, apresenta acontecimentos e pessoas que marcaram a história. “Foi uma forma que encontramos de trazer mais informações sobre a Comunidade LGBTQIAPN+ e os seus principais marcos para a sociedade. Vejo que essa atividade foi essencial para a minha formação, pois, mesmo sendo da Comunidade, muitos temas eu realmente não tinha conhecimento. Além disso, cada vez mais vemos a importância de usarmos a criatividade para trabalhar a inclusão e a diversidade para disseminar o respeito”, enfatiza o acadêmico.
A representatividade da Comunidade LGBTQIAPN+ também esteve na apresentação do grupo da acadêmica de Publicidade e Propaganda, Laura Bruns Bettinelli. A equipe utilizou a marca Absolut como case e buscou dar visibilidade para a causa, para além da tradicional Semana de Orgulho LGBTQIAPN+. “Essa atividade evidenciou que o maior desafio das marcas é não se apropriar para lucrar com a causa, mas sim abraçá-la para promover a diversidade e o respeito”, complementa a estudante.
O coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, Thiago dos Santos, salienta que a atividade proporcionou aos alunos uma experiência valiosa que enriquece sua formação e os prepara para os desafios do mercado de trabalho. “A presença do Felipe Petik Pasqualotto, diretamente de Berlim, foi fundamental para ampliarmos esse debate e proporcionarmos aos nossos alunos um olhar global sobre o impacto que a comunicação e o design podem ter na sociedade. Além disso, o formato Pitch desafiou os estudantes a pensarem de maneira inovadora e prática, preparando-os para defender suas ideias em situações reais de mercado”, conclui o coordenador.