notícias colégio
Notícias
23 de outubro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Diversidade e inclusão na comunicação são temas da Curricularização da Extensão dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda

Estudantes foram instigados a trabalhar o tema nas suas ideias criativas

Como fazer uma comunicação inclusiva e que represente a diversidade do público? Esta foi a questão central das atividades realizadas durante a Curricularização da Extensão dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE deste semestre. Para trabalhar o tema com os futuros profissionais da área criativa, os cursos convidaram o mestre em Design e especialista em Sexualidade e Gênero, Felipe Petik Pasqualotto, que diretamente de Berlim ministrou uma palestra virtual sobre Comunicação, Design e Diversidade. Em sua fala, Felipe apresentou a importância das marcas desenvolverem designs e comunicações inclusivas, que gerem pertencimento e representem os vários aspectos e perfis de público.

Após a apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com Felipe, esclarecendo dúvidas e aprofundando a discussão sob a condução dos professores presentes. Na sequência, os acadêmicos continuaram a refletir sobre os temas com os seus respectivos colegas de curso, sendo instigados a desenvolver soluções inovadoras para as problemáticas identificadas. As apresentações foram realizadas em formato Pitch, com um tempo limite de até três minutos para cada equipe defender suas soluções em Design e Publicidade. “É importante ressaltar que todos os estudantes acompanharam as defesas de cada equipe em todas as fases do processo, promovendo a socialização do conteúdo e a observação das diferenças nas soluções apresentadas”, destaca a coordenadora da Curricularização da Extensão de Publicidade e Propaganda, professora Denise Maria Sapelli.

As apresentações foram avaliadas por uma banca formada por professores da instituição e profissionais do mercado. A banca responsável por avaliar as equipes de Design Gráfico foi composta pelos professores Pedro Aceti, Alexssandra da Silva Fidelis e pelo diretor de Criação da Free Multiagência, Lucas Gonçalves. Já a banca de Publicidade e Propaganda contou com a participação das professoras Denise Maria Sapelli, Roberta Del-Vechio, Gabriela Poltronieri Lenzi e pela representante da ZHF Mídia Digital, Amabille Trombelli.

Criatividade e inclusão 

O grupo do acadêmico João Victor Fidelis, da 6.ª fase de Design Gráfico, desenvolveu um protótipo de game para smartphone para as pessoas obtiverem mais informações sobre a comunidade LGBTQIAPN+. O jogo de perguntas e respostas apresenta uma série de temas, como esporte, história e geografia e, ao selecionar uma resposta, seja ela verdadeira ou falsa, apresenta acontecimentos e pessoas que marcaram a história. “Foi uma forma que encontramos de trazer mais informações sobre a Comunidade LGBTQIAPN+ e os seus principais marcos para a sociedade. Vejo que essa atividade foi essencial para a minha formação, pois, mesmo sendo da Comunidade, muitos temas eu realmente não tinha conhecimento. Além disso, cada vez mais vemos a importância de usarmos a criatividade para trabalhar a inclusão e a diversidade para disseminar o respeito”, enfatiza o acadêmico.

A representatividade da Comunidade LGBTQIAPN+ também esteve na apresentação do grupo da acadêmica de Publicidade e Propaganda, Laura Bruns Bettinelli. A equipe utilizou a marca Absolut como case e buscou dar visibilidade para a causa, para além da tradicional Semana de Orgulho LGBTQIAPN+. “Essa atividade evidenciou que o maior desafio das marcas é não se apropriar para lucrar com a causa, mas sim abraçá-la para promover a diversidade e o respeito”, complementa a estudante.

O coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, Thiago dos Santos, salienta que a atividade proporcionou aos alunos uma experiência valiosa que enriquece sua formação e os prepara para os desafios do mercado de trabalho. “A presença do Felipe Petik Pasqualotto, diretamente de Berlim, foi fundamental para ampliarmos esse debate e proporcionarmos aos nossos alunos um olhar global sobre o impacto que a comunicação e o design podem ter na sociedade. Além disso, o formato Pitch desafiou os estudantes a pensarem de maneira inovadora e prática, preparando-os para defender suas ideias em situações reais de mercado”, conclui o coordenador.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Atuação como headhunter é tema de palestra com acadêmicos de Psicologia
Psicologia

Atuação como headhunter é tema de palestra com acadêmicos de Psicologia


06 de novembro de 2024
Lions UNIFEBE promove almoço de Páscoa na Casa dos Atletas especiais

Lions UNIFEBE promove almoço de Páscoa na Casa dos Atletas especiais


01 de abril de 2013
UNIFEBE assina convênio referente a mestrado em Ciência Jurídica

UNIFEBE assina convênio referente a mestrado em Ciência Jurídica


13 de fevereiro de 2012
Skip to content