28 de novembro de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Arthur Timm

Docentes de Medicina participam de formação em Metodologias Ativas

Serão realizados oito encontros contemplando diferentes temas que envolvem o curso da UNIFEBE

Teve início nesta terça-feira, 27 de novembro, o I Curso de desenvolvimento docente em Metodologias Ativas da Medicina, destinado aos futuros professores do Curso de Medicina da UNIFEBE.

Com o tema “Metodologias Ativas da Medicina” a formação ministrada pelo Consultor em Educação Médica, professor doutor José Lúcio Martins Machado prevê a realização de oito encontros, totalizando 40 horas. O primeiro momento destacou “Como as pessoas aprendem”. Os próximos encontros serão sobre os seguintes temas: “Aprendizagem baseada em problemas – PBL”, “Planejamento de módulos e árvores temáticas”, “Elaborando situações problema e taxonomia de Bloom”, “Avaliação e Feedback”, “Habilidade de Comunicação”, “Integração Ensino-Serviços” e “Avaliação de desempenho clínico – OSCE”.

— Temos 30 candidatos à docência que procuram se aprimorar tanto na apropriação do conhecimento sobre o currículo do curso de Medicina, bem como no jeito de ensinar usando o conjunto de metodologias que compõem o projeto pedagógico do curso — explica.

Segundo o coordenador de Medicina, Professor Doutor Osvaldo Quirino de Souza, esse momento de integração e formação continuada com todos os docentes reafirmou o comprometimento do grupo com o curso que se inicia no mês de fevereiro.

— Vimos que as escolhas realmente foram acertadas e que estamos no rumo certo. O grupo está motivado, engajado e sobretudo bastante capacitado.  A nossa expectativa é a melhor possível — afirma Souza.

Para o médico Charles Machado, coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da UNIFEBE, é um grande prazer participar desta formação de docentes.

— Com muita alegria nós estamos aqui juntos com vários colegas médicos e profissionais de outras áreas, nos atualizando para poder receber os futuros alunos do curso de Medicina. Percebemos que todo o processo está sendo feito com muito carinho, zelo e dedicação por parte da reitoria e dos envolvidos — destaca.

Abertas as inscrições para o Programa Novos Valores

15 de março de 2010