24 de maio de 2012

Economista atrai grande público para o anfiteatro da UNIFEBE

Não conhecer o público alvo e o mercado em que atua. Essas foram as principais características apontadas pelo economista Otto Nogami sobre os motivos que levam uma empresa à falência. Na noite de terça-feira, 22 de maio, o profissional conversou com cerca de 400 pessoas no anfiteatro do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Centro da cidade, sobre o tema “Por que as empresas quebram”.

De maneira dinâmica, interativa e didática, o economista apresentou uma pesquisa feita com 650 empresários que fecharam as portas da sua empresa e constatou que os dez motivos que levam a esse desfecho são: erro ao analisar o clima de mercado; público alvo errado; estratégia de posicionamento fraca; diminuição de atributos do produto que o mercado deseja na tentativa de reduzir gastos; erro na estratégia de preço; pouca publicidade (ou feita de maneira errada); excesso de otimismo; canibalização de produto (lançar um produto que tire clientes dos demais produtos da empresa); não revisar plano de marketing e decretar que um produto morreu sem estratégia.

“Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso”, alertou o palestrante, que veio até Brusque por uma iniciativa da Pós-Graduação da UNIFEBE. Nogami possui graduação e mestrado em Economia, doutorado em Engenharia de Produção, é autor de livros, e possui especializações em instituições referência no mundo, como Harvard Business School (Boston, EUA) e Autonomy College (Tóquio, Japão). Também é sócio-fundador do Instituto Valor Humano, parceiro da UNIFEBE nos cursos de pós-graduação.

A palestra durou cerca de 2 horas e ao final, acadêmicos e empresários de Brusque e região fizeram questionamentos ao palestrante, que respondeu a todos.

Clique aqui para ver a apresentação completa do professor.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Projeto de Mecânica é finalista de Prêmio Interamericano de inovação

Projeto de Mecânica é finalista de Prêmio Interamericano de inovação

31 de agosto de 2018