A Editora da UNIFEBE lançou nesta terça-feira (3) o livro “Baú de Prata: há 25 anos dialogando sobre educação, linguagens e letramentos”. A obra, organizada pela professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, celebra o jubileu de prata do Grupo de Professores em Língua Portuguesa (GPLP), por meio de sua história e dos projetos de letramento desenvolvidos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
Esta é a terceira obra organizada pelo grupo. “Ao abrir este livro, o leitor vai encontrar um texto sobre nossa caminhada, de setembro de 2000 até o início de 2025. Há 26 anos seguimos nesse desejo que nos move a estudar, pesquisar e publicar. Organizar esse material me permitiu conhecer um pouco mais de cada projeto, de cada comunidade de aprendizagem, dos acordos que foram traçados e das formas de aprender e de ensinar. Estar nessa posição me fez acreditar que é possível construir uma educação de qualidade quando se ouve os professores e quando estes dialogam com os alunos”, ressaltou a professora Otília.
A obra reúne 20 textos produzidos por 30 autores que relatam seus projetos de letramento, tendo como amparo técnico os Novos Estudos do Letramento. “Que este material inspire ainda mais práticas pedagógicas que evidenciem a importância do letramento como função primária da escola. Que, como professores, sigamos na missão de destacar o papel da leitura e da escrita na formação de cidadãos críticos e conscientes. Parabéns pelo riquíssimo material”, completou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
A versão física da obra pode ser adquirida com os autores, e o e-book está disponível gratuitamente na página da Editora da UNIFEBE, no site da instituição.