notícias colégio
Notícias
06 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Editora da UNIFEBE lança livro Sementes do Conhecimento

Obra foi desenvolvida com os acadêmicos bolsistas do Programa UNIEDU

O saber e a riqueza cultural das ervas medicinais estão retratados no livro Sementes do Conhecimento, obra lançada pela Editora da UNIFEBE nesta segunda-feira (6), na abertura da tradicional Semana do Meio Ambiente. O título, que reúne receitas, indicações, características e curiosidades de diversos chás, é fruto do projeto Plantando Vidas e Colhendo Saberes, desenvolvido pelo professor Karol Carminatti, com mais de duzentos acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU.

Para desenvolver a obra em plena pandemia, os estudantes participaram de diversos encontros virtuais e receberam a tarefa de identificar as ervas medicinais que tradicionalmente fazem parte da história de suas famílias. Depois disso, realizaram pesquisas científicas e entrevistas com pessoas de notório saber sobre a erva, e trouxeram uma muda para que fosse plantada na horta comunitária, que foi edificada na UNIFEBE.

“O livro Sementes do Conhecimento retrata em suas páginas o saber tradicional de uma rica cultura local, que por meio de um projeto de extensão universitária trouxe para o universo acadêmico os costumes da região, acerca da saúde e do bem-estar comunitário. O projeto, desenvolvido em plena pandemia da COVID-19, permeia antigos conhecimentos sobre ervas medicinais, e foi desenvolvido de acordo com o atual conceito de Extensão Universitária. O tema foi pesquisado na comunidade com todo cuidado, chegou à universidade pela porta da frente e retorna em formato de livro, para que fique eternizado”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

O material organizado pelos professores Karol Carminatti, Luzia de Miranda Meurer e Robson Souza dos Santos sob a supervisão e orientação da reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, é ilustrado com fotos produzidas pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Os textos receberam a supervisão de uma professora da área da saúde, especialista em ervas medicinais, que além dos textos disponibilizou uma receita especial de chá.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que o projeto e o livro são exemplos do papel das bolsas de estudo no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “As Bolsas de Estudo disponibilizadas pelo Governo do Estado por meio do Uniedu possibilitam que milhares de jovens realizem o sonho do ensino superior, mas em contrapartida, se envolvam com a comunidade onde vivem, se apropriem da cultura, da história e se tornem cidadãos que façam a diferença. Ao promover a extensão universitária o Uniedu colabora e engaja os estudantes e dá ainda mais sentido ao papel comunitário da nossa instituição”, enaltece Rosemari.

A versão digital do e-book pode ser conferida no site da UNIFEBE.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe promove Concurso de Desenho e Redação

Unifebe promove Concurso de Desenho e Redação


05 de junho de 2009
UNIFEBE celebra 45 anos de história
Comemorações

UNIFEBE celebra 45 anos de história


30 de agosto de 2018
Cadastro para transporte universitário

Cadastro para transporte universitário


26 de janeiro de 2010
Skip to content