notícias colégio
Notícias
09 de julho de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Educação Física Inclusiva envolve estudantes em atividades práticas de basquetebol com pessoas com deficiência física

Ações foram desenvolvidas em parceria com a APEDEB

Em cadeiras de rodas, os acadêmicos da 7.ª fase de Educação Física da UNIFEBE vivenciaram a prática de uma modalidade paradesportiva. Em parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência de Brusque – Apedeb, os estudantes aprenderam e jogaram o basquetebol em cadeiras de rodas, atividade desenvolvida há duas décadas pelo Sesc de Brusque.

O contato dos estudantes com o esporte adaptado integrou as aulas do componente curricular de Educação Física Inclusiva, ministrada pelo professor André Luiz de Oliveira Braz. “O intuito é contribuir no processo formativo, de maneira teórica e prática, em prol de uma sociedade mais inclusiva e preparada para atuar com pessoas com deficiência em diferentes contextos”, comenta o professor.

Durante duas aulas, os alunos puderam se aproximar de forma integral dos atletas com deficiência física, jogando com eles em cadeira de rodas, nas regras oficiais do basquetebol. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer a história de vida de cada um deles e de como passaram a integrar a equipe e a Apedeb. “Essas vivências são essenciais para a formação acadêmica. É um momento de aprendizagem e reflexão dos estudantes e professores”, avalia o coordenador do curso, professor João Derli.

Vivenciar a prática do esporte adaptado foi uma experiência significativa para a vida pessoal e profissional da acadêmica Elisabete Rubik. “Foi possível compreender que, para esses indivíduos, a prática esportiva transcende o exercício físico. Trata-se de um momento de socialização, troca e fortalecimento emocional, no qual eles interagem com outras pessoas que compartilham da mesma condição, contribuindo para encararem sua realidade de forma mais leve. O bom humor e a forma positiva com que lidam com as dificuldades nos levam a refletir sobre nossas próprias atitudes diante de situações que, muitas vezes, consideramos problemáticas sem real justificativa”, conta a estudante.

Do ponto de vista acadêmico, Elisabete revela ter sido sua primeira vez em uma cadeira de rodas, praticando um esporte adaptado. Durante a prática, a futura profissional de Educação Física observou semelhanças nas regras, mas pontuou o quanto o esporte adaptado exige mais técnica, força nos membros superiores, coordenação e estratégia, reforçando o nível de complexidade do esporte. “Aprendi, na prática, sobre a importância da forma de abordagem, da escuta ativa e da interação qualificada com pessoas com deficiência. Essa troca me permitiu enxergar mais claramente o potencial desses indivíduos e refletir sobre o verdadeiro significado da inclusão, não apenas no âmbito esportivo, mas em toda a sociedade.”

Basquetebol em cadeira de rodas

A egressa de Educação Física da UNIFEBE e técnica da equipe, Fernanda Fidelis da Silva, explica que, atualmente, os atletas treinam duas vezes por semana no estádio do Sesc, em Brusque. O esporte é praticado por pessoas com deficiência física e tem as mesmas regras do jogo de basquete andante, porém cada jogador possui uma numeração de classificação que vai de 1 até 4.5, de acordo com a lesão do atleta. Durante o jogo, a soma dos cinco jogadores em quadra não pode ultrapassar 14 pontos.

“A modalidade se torna um pouco mais desafiadora por todos os atletas estarem em cadeiras de rodas específicas para a prática da modalidade. O Sesc, além de disponibilizar o espaço, materiais e técnico, também consegue, por meio do seu projeto, fornecer uma cadeira por ano para quem compõe o time”, complementa Fernanda.

A equipe Apedeb – Basquete sobre Rodas representa Brusque em diversos campeonatos. Em 2024, consagrou-se em 3.º lugar no Parajasc e em 2.º lugar na Paracopa Sesc.

Confira as fotos da prática que encerrou as atividades do componente curricular de Educação Física Inclusiva no primeiro semestre letivo de 2025:  

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estão abertas inscrições para curso de Inglês

Estão abertas inscrições para curso de Inglês


18 de março de 2011
UNIFEBE firma parceria com a Cátedra Jaime Lerner
Arquitetura e Urbanismo

UNIFEBE firma parceria com a Cátedra Jaime Lerner


08 de janeiro de 2025
UNIFEBE premia alunos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda com melhores desempenhos no semestre
Premiação

UNIFEBE premia alunos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda com melhores desempenhos no semestre


05 de maio de 2023
Skip to content