06 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Visita técnica apresenta atuação do pedagogo em espaços não formais de educação

Acadêmicas da 7ª fase de Pedagogia conheceram o trabalho desenvolvido pelo Espaço de Educação Extracurricular Renascer

Para conhecer a atuação do pedagogo em espaços não formais de educação, as acadêmicas da 7ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visitaram o Espaço de Educação Extracurricular Renascer. A visita técnica foi proposta pela professora Marinez Panceri Colzani, que ministra a disciplina Pedagogia em Espaços Múltiplos.

Durante a visita, a professora Luana Scharz Holetz, que atua como diretora e mentora do Espaço Extracurricular Renascer, explicou como a instituição desenvolve seu trabalho. “O protagonismo da criança diz respeito a um processo participativo de aprendizagem, e também sugere o desenvolvimento amplo das habilidades socioemocionais, enquanto aprende o conteúdo das diversas áreas do conhecimento”, enfatiza Luana.

O espaço e as atividades desenvolvidas no local foram apresentados por duas crianças, estudantes que frequentam o projeto e que deram depoimentos sobre suas participações no contraturno escolar. Para a acadêmica Joana Benvenutti, a visita ampliou suas possibilidades de atuação como futura pedagoga.

“Vivenciar as atividades realizadas no Espaço Renascer de educação, nos possibilitou conhecer uma pedagogia que vai além da sala de aula e nos permitiu aprender outras experiências e formas de ensinar”, relata a acadêmica.

A professora da disciplina, Marinez Panceri Colzani, destaca que a visita acrescentou mais saberes e práticas para as trajetórias profissionais das estudantes de Pedagogia. “Nesta visita reforçamos a crença de continuarmos caminhando com mais confiança rumo a um espaço educativo no qual possamos ver as crianças como seres capazes, cheios de vontade para pesquisar, compreender, descobrir, criar e maravilhar-se com o mundo em que vivemos”, conclui Marinez.

Espaço Renascer

Com foco em atividades extracurriculares, o Espaço Renascer atende crianças de 4 a 11 anos de idade. Com o intuito de complementar o ensino da sala de aula, a instituição propõe, por meio de uma aprendizagem prática, estimular os estudantes a desenvolverem competências socioemocionais, criatividade, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva.

O Espaço Renascer conta com uma série de atividades no contraturno escolar, como robótica e programação, inglês, química e física para crianças, horta e jardinagem, musicalização, culinária, dança, teatro, e entre outras.

Primeiro Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº 18/09 referente ao cargo de Assistente Universitário IV

24 de junho de 2009
Curso de Ciências Contábeis da Unifebe fica em segundo no exame do CRC-SC