Qual tecnologia utilizar? Foi com esta pergunta que o egresso de Sistemas de Informação da UNIFEBE, Renato Pires Vieira iniciou seu bate-papo com os acadêmicos do curso. A pergunta inicial que permeia todo processo de desenvolvimento de software foi apresentada como uma provocação aos futuros profissionais da área.
Na conversa com os acadêmicos, Renato abordou questões técnicas relacionadas às chamadas metodologias ágeis de engenharia de software e, apresentou as vantagens da multitenant, uma arquitetura projetada para atender várias pessoas, a partir de uma única base de código, que possibilita a redução no custo de desenvolvimento, implantação e manutenção. Além de permitir que os clientes configurem os programas de acordo com suas necessidades específicas, sem afetar outros programas existentes.
Em um case prático, o convidado mostrou como criou o AlmahCondos, considerado a terceira maior solução para administradoras de condomínios do Brasil. O aplicativo que integra mais de 10 mil condomínios, tem entre suas facilidades o AlmahBANK, com soluções bancárias exclusivas para administradores.
“No início do projeto, não se tinha ideia do potencial de crescimento, tampouco se havia certeza de que daria certo. Por isso, muitos conceitos precisaram ser revistos e ajustados ao longo do caminho. É natural sentir receio do novo, pois ele nos tira da zona de conforto e nos impulsiona a repensar conceitos”, falou o egresso aos acadêmicos.
Futuro profissional
Ao compartilhar sua jornada profissional, Renato convidou os estudantes a refletirem sobre o comodismo e a busca constante por novos conhecimentos. Sua fala sobre os desafios e oportunidades, inspirou a acadêmica Emilly Sara Vieira Chagas, da 2.ª fase do curso. “A palestra nos fez visualizar onde podemos aplicar nossos conhecimentos e que devemos seguir firmes, apesar do quão complexo ou difícil o projeto possa parecer. Se desafiar é um processo necessário em toda carreira, principalmente na nossa, que vivencia diariamente a essência da tecnologia”, revelou a acadêmica.
Para o coordenador do curso, professor Roberto Heinzle, a apresentação do egresso foi de grande valia aos acadêmicos. “O palestrante abordou questões técnicas importantes, notadamente quanto às tecnologias e ferramentas usadas atualmente no mundo corporativo. O relato da sua carreira profissional desde a conclusão da graduação na UNIFEBE foi também um ponto de destaque, uma vez que o seu sucesso serviu para motivar e inspirar os atuais estudantes do curso”, conclui o professor.