19 de abril de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Arthur Timm

Mais de 1,5 mil publicações científicas foram produzidas pela UNIFEBE em 2017

Trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa e docentes qualifica o ensino e estimula a formação de jovens pesquisadores

A UNIFEBE se preocupa com o desenvolvimento e inovação de Brusque e região. Para suprir a constante necessidade de atualização, a Instituição investe na geração de novos conhecimentos que podem ser acessados e utilizados por empresas, organizações e comunidade, através de projetos de pesquisa ou por meio de prestação de serviço.

Por isso, em 2017 foram registradas mais de 1,5 mil ações nesse sentido, entre artigos científicos e produções publicadas, participações em congressos e eventos, pesquisa e orientações, trabalhos técnicos e feiras e exposições culturais. Todo esse trabalho tem a finalidade de qualificar o ensino e estimular a formação de jovens pesquisadores.

— A UNIFEBE incentiva pesquisas articuladas aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, promovendo a consolidação dos grupos e linhas de pesquisa — explica a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Edineia Pereira da Silva Betta.

Além dos artigos científicos, a Instituição estimula a participação em congressos e eventos, como forma de aprendizado, atualização de conhecimento e divulgação do trabalho de pesquisa.

— Até mesmos os cursos recém iniciados têm a preocupação em produzir tecnologias, inovações e pesquisas que atendam a comunidade, empresas e organizações, além de fomentar o espírito de curiosidade nos acadêmicos, amparados por profissionais pesquisadores — observa a supervisora de Pesquisa, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

Para a acadêmica da 9ª fase Engenharia Civil, Elisabete Larissa Debatin, participar de o desenvolvimento de uma pesquisa é enriquecedor para a formação profissional.

— Toda pesquisa te abre mil horizontes, as vezes um problema ou situação que parece simples pode ter mil variáveis e cada uma dessas te instigam a querer adquirir mais conhecimento. O fato de pesquisar e me aprofundar em determinados assuntos se torna um diferencial na minha formação porque acabo adquirindo uma bagagem de assuntos que vão além da matéria dada em sala de aula — afirma.

Qualidade científica

Na UNIFEBE, o Portal de Periódicos da UNIFEBE é o principal veículo de divulgação das revistas acadêmicas publicadas pela Instituição e atualmente conta com três veículos principais: a Revista da UNIFEBE, a Revista de Estudos Acadêmicos Interdisciplinar – REAI e a Revista Empreender e Inovar – REEI.

Somente em 2017, os professores pesquisadores publicaram diversos artigos em revistas internacionais da mais alta qualidade científica (A1), segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de outros em revistas nacionais e internacionais com outras qualificações, como A2, B1, B2, B3 e B4, corroborando com a política de incentivo à pesquisa da UNIFEBE.

Entre os artigos publicado pelos professores no ano passado ou já aceitos para publicação em 2018 destacam-se trabalhos como os dos professores Simone Sartori, Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Karin Vieira da Silva, Luís Moretto Neto, Denis Boing, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, Daniele Vasconcellos de Oliveira, Joel Haroldo Baade, Carla Piffer, Raul Otto Laux, Cristina Martins, Aluizio Haendchen Filho, entre outros professores que se dedicam à pesquisa na UNIFEBE.

Editora UNIFEBE

Criada em 2017 com o objetivo principal de produzir livros, a Editora UNIFEBE desenvolve um trabalho para divulgar a produção acadêmica em eventos específicos como feiras, bienais e cafés literários. O material também é distribuído para outras universidades do país. No ano passado foram lançados sete livros.

Incentivo

Através da pesquisa, a UNIFEBE também capta recursos financeiros para consolidação de grupos de Pesquisa e fortalecimento do ensino de graduação. Em 2017, quatro projetos de pesquisas foram submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com intensão de consolidar os Grupos de Pesquisa: NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação; NGT – Núcleo de Pesquisa em Geotecnia e Transporte; NUPEQ – Núcleo de Pesquisa em Engenharia Química e Smart Cities. Cada projeto submetido pretende arredar cerca de R$ 80 mil em investimentos.

Acadêmicos da Unifebe apresentam TCC´s

07 de novembro de 2008
Comunicado UNIFEBE nº 01/12 – Cancelamento da oferta dos Cursos Superiores para 2012/1

31 de janeiro de 2012