17 de março de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Egressos de Pedagogia compartilham experiências por meio do projeto Estágio em Evidência

Vivência das egressas durante o Estágio Supervisionado III – Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi apresentada às acadêmicas da 7ª fase do curso

Por meio do projeto Estágio em Evidência, o curso de Pedagogia da UNIFEBE possibilita que estudantes e egressos compartilhem as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III – Educação de Jovens e Adultos (EJA).  No Estágio em Evidência, os egressos são convidados a relatar como foi o estágio nesse campo e como ele se transformou no artigo científico, um dos instrumentos de avaliação no último Estágio Supervisionado apresentado à banca examinadora ao final do curso.

Neste semestre, o projeto contou com a participação das egressas de 2021/2. “Como as formandas do semestre passado vivenciaram as atividades práticas de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, nosso intuito era fazer com que elas mostrassem como desenvolveram o trabalho, que envolveu a Área do Conhecimento das Linguagens, mais especificamente Língua Portuguesa e área da Matemática. Mesmo com os desafios, as estudantes elaboraram planos de ação com oportunidade de trabalhar atividades que possibilitaram a alfabetização e o letramento, e a matemática, no sentido dos conteúdos propostos se articularem ao contexto dos alunos, considerando a realidade de adultos trabalhadores, de maneira didática e autônoma, envolvendo ações do dia a dia, aproximando a sala de aula com a realidade desses sujeitos”, salienta a coordenadora de Estágio Supervisionado, professora Ivanete Lago Groh.

Para debater sobre a temática, as acadêmicas da 7ª fase leram os artigos sobre a EJA, que foram apresentados pelas egressas no final do curso, e elaboraram perguntas. Os artigos comentados foram “EJA: uma alfabetização significativa”, das egressas Ana Clara de Souza Soares e Debora Daltroso Kohler, “EJA: o aluno como protagonista”, das estudantes Ana Claudia Silva e Daiana Regina Cavilha, e “Educação de Jovens e Adultos: um projeto na prática interdisciplinar”, das egressas Alicia Oliari e Paula Eduarda Gulini.

“Juntas discutimos sobre a importância de o pedagogo focar o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes, conhecendo a realidade e as culturas presentes no dia a dia, trazendo sempre o aluno como protagonista, pois no mesmo momento em que aprendemos, evoluímos como pessoa. Ressalta-se que as experiências são sim significativas no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos, valorizando a importância de cativar, acolher e entender esse aluno, a fim de contribuir para que esse indivíduo possa realizar os sonhos que muitas vezes foram deixados pelo caminho”, complementa a acadêmica da 7ª fase, Sarah de Brito Floriani.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, a Educação de Jovens e Adultos- EJA requer um olhar atento desses futuros profissionais. “Acompanhar o desenvolvimento dos acadêmicos no estágio curricular nesta modalidade de ensino é essencial para que possam conhecer o valor deste segmento na formação da sociedade e do cidadão, numa perspectiva inclusiva e de exercício da cidadania. O projeto Estágio em Evidência fora construído e acontece todo semestre, no intuito de o curso ter aproximação com os egressos, bem como valorizá-los, além de aproximar os acadêmicos com o mercado de trabalho”, conclui a coordenadora.

Aberto o Simpósio de Eletromecânica e Engenharia de Produção

27 de outubro de 2009