Seis egressas do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE nortearam a palestra Profissional da Educação: Possibilidades e Desafios realizada na noite de quarta-feira, 16 de maio, no auditório do bloco C da UNIFEBE. A palestra integrou a programação dos 25 anos do curso de Pedagogia.
Participaram do encontro Gleusa Luci Fischer, secretária de Educação de Brusque; Priscila Fernanda Moreira Pereira, coordenadora da Educação Infantil do SESC de Brusque, Deize Inês Nasguewitg, diretora de Educação de Guabiruba; Aline Heil, coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Cultura de Brusque e Ana Paula Zunino, diretora da Creche Municipal Alice da Silva Gomes de São João Batista.
A abertura dos trabalhos contou com uma apresentação dos acadêmicos de Pedagogia, que interpretaram uma história sobre a importância da leitura. Em seguida, a coordenadora do curso, Marcilene Pöpper Gomes, chamou a atenção para o momento de reflexão sobre a área. “Vamos nos unir em busca de uma educação de qualidade, de compromissos, esforços, conhecimento, atitudes e posturas”, declarou.
Professor deve ser pesquisador
Os participantes da noite apontaram os desafios e dificuldades da educação. Lembraram que faltam profissionais no mercado e focaram na importância do professor ser um pesquisador. “Muitos profissionais trabalham no modelo antigo. Cumprem seus horários, seguem o programa já definido, às vezes com um livro apenas. O professor de hoje precisa ler muito, estudar e pensar na formação integral. O mundo muda todos os dias e se não nos prepararmos, não vamos dar conta”, destacou a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer.
A coordenadora da Educação Infantil do Sesc de Brusque, Priscila Fernanda Moreira Pereira, também destacou a importância de o professor produzir conhecimento, inclusive publicar artigos. “Precisamos buscar fazer a diferença”, enfatizou Priscila.
Os trabalhos foram mediados pela professora do curso Clara Maria Furtado.
Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social