19 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Em ação conjunta, Colégio UNIFEBE e Biblioteca promovem empréstimos de livros

Após indicações focadas no público infantojuvenil, medida teve cerca de 70 livros emprestados em um dia

Estudantes do Colégio UNIFEBE puderam conferir os novos livros infantojuvenis da Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Desenvolvida próximo das férias das turmas, a iniciativa visa estimular a leitura durante o período, além de divulgar as aquisições feitas com foco na faixa etária. Cerca de 70 livros foram emprestados durante a ação.

Indicações de professores do Colégio UNIFEBE resultou na aquisição de 160 títulos de literatura infantojuvenil, ficção e poesia. Critérios como o estilo de leitura recomendado para cada faixa etária e opinião dos alunos também foram considerados.

A projeção da coordenadora pedagógica do Colégio UNIFEBE, Natália Gums, é que os resultados positivos da iniciativa motivem novas ações semelhantes no futuro. De acordo com ela, a escolha do período próximo ao das férias também foi válida, por ser um momento propício para a prática.

“A leitura durante as férias escolares é muito importante, além de fortalecer a habilidade de leitura e a compreensão de texto, ela expande o vocabulário e estimula a criatividade. A prática também permite que os alunos se envolvam em diferentes histórias e vivenciem experiências literárias diversas”, afirma.

Acesso livre aos livros
A maior proximidade dos estudantes com o acervo, gerado nesta primeira ação, também é comemorada pela bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Acadêmica, Carla Zenita do Nascimento. Ela projeta que iniciativas semelhantes tenham novas edições ao longo do ano, como uma estratégia de aproximação com os jovens leitores.

“Foi muito interessante a experiência de divulgar a aquisição de livros, em expositores com acesso livre, no espaço do Colégio. É gratificante observar que a leitura exerce fascínio para muitas crianças e jovens”.

Recepção de calouros lança trote “Era uma vez” para arrecadação de livros

Recepção de calouros lança trote “Era uma vez” para arrecadação de livros